Corinthians bate o Atlético-PR; Botafogo vence e complica o Sport

O Corinthians contou com heróis improváveis nesta quarta-feira e deu um passo importantíssimo na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Com brilho do goleiro Walter e do ‘renegado’ Giovanni Augusto, o time alvinegro conseguiu vencer o Atlético-PR por 1 a 0 em plena Arena da Baixada.

Walter brilhou logo no primeiro tempo. Reserva, ele ganhou a chance de jogar porque Cássio está na seleção brasileira. E mostrou mais uma vez que Fabio Carille sempre pode confiar com ele.

Aos 31 minutos, Nikão tentou cruzamento na área e viu a bola bater na mão de Fagner. O juiz marcou pênalti. Na cobrança, o mesmo Nikão bateu no meio do gol e parou nas mãos de Walter.

Já na etapa final, Giovanni Augusto saiu do banco aos 19 minutos para entrar no lugar de Clayson. A torcida não gostou muito da alteração, mas logo viu que Carille tinha sua razão.

Aos 31, Giovanni recebeu pela esquerda, cortou para o meio e bateu cruzado. A bola passou na frente de muita gente e enganou o goleio Weverton, que não conseguiu fazer a defesa e viu a bola morrer no fundo do gol.

Com o triunfo, o Corinthians vai aos 65 pontos, oito de frente para Grêmio e Santos, que ainda está em campo empatando com o Vasco.

O próximo compromisso corintiano é no sábado, em casa, diante do Avaí.

A única má notícia foi a lesão de Walter, que deixou o jogo pouco antes dos 40 minutos sentindo um problema na coxa. Se a contusão for grave, o Corinthians deve atuar com o terceiro goleio (Caíque França, que entrou nesta quarta, ou Matheus Vidotto) diante dos catarinenses.

Já o Atlético-PR fica com 42 pontos, momentaneamente na 12ª posição. O time também volta a campo no sábado para visitar o Botafogo.

Botafogo vence, continua firme em busca da Libertadores e complica Sport na degola

Atuando fora de casa, o Botafogo continua firme no objetivo de disputar Copa Libertadores da América do ano que vem. A equipe alvinegra conseguiu uma importante vitória por 2 a 1 sobre o Sport na Ilha do Retiro, em Recife, nesta quarta-feira (08/11). O duelo foi válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, os cariocas subiram para os 51 pontos ganhos e ocupam a sexta posição. Já os pernambucanos seguem na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 36 pontos.

O Sport começou buscando pressionar o Botafogo. Só que a primeira chance só aconteceu aos dez minutos. Primeiro, Rithely levou a melhor sobre a zaga alvinegra, cabeceou para o gol, mas viu Victor Luís salvar os cariocas. No rebote, foi a vez de Osvaldo finalizar para boa defesa de Gatito Fernández.

No entanto, quem abriu o placar foi o Botafogo, aos 14 minutos, em falha de Magrão. O goleiro recebeu recuo e errou ao tentar driblar Bruno Silva. O volante botafoguense ficou com a bola e tocou para a rede.

O revés foi sentido pelos donos da casa, que viram o Botafogo crescer e chegar ao segundo gol aos 18 minutos. Marcos Vinícius fez boa jogada individual e chutou da entrada da área, no canto direito de Magrão.

A torcida passou a vaiar a equipe do Sport e só acalmou quando o técnico Daniel Paulista tirou o volante Wesley para a entrada de Marquinhos. A substituição tornou os donos da casa mais ofensivos, mas quem quase marcou foi o Botafogo, aos 26 minutos. Após boa troca de passes no ataque, a bola chegou em Brenner na área. O atacante se livrou da marcação, mas chutou em cima de Magrão, que desta vez salvou os pernambucanos.

A partir dai, o jogo ficou movimentado, com as duas equipes em busca do ataque. O Sport conseguiu chegar com perigo aos 33 minutos. Após cruzamento na área, Rogério cabeceou próximo ao gol, mas pela linha de fundo. O lance animou os pernambucanos, que pressionaram na tentativa de diminuir a desvantagem. No entanto, o Botafogo se manteve bem na marcação e segurou o resultado até o intervalo.

No segundo tempo, o panorama da partida seguiu o mesmo. O Sport criou a primeira boa chance, aos cinco minutos. Samuel Xavier tentou o cruzamento e viu Gatito Fernández espalmar para o meio da área. Osvaldo ficou com a bola, mas chutou para fora. Os donos da casa aumentaram a pressão e tiveram nova chance aos nove. Marquinhos chutou já na área, mas Gatito Fernández salvou o Botafogo em defesa em dois tempos.

Depois disso, o Botafogo recuou e passou a explorar os contra-ataques, sem sucesso. O Sport tinha o domínio da posse de bola, mas sofria para criar boas jogadas. Com isso, o confronto ficou muito concentrado entre as intermediárias, sem chances de gol.

Na parte final, o Sport intensificou a pressão e conseguiu chegar ao gol aos 40 minutos, quando era mais criticado pelo torcida. Após bate e rebate na área, a bola chegou em André.

O atacante dominou e tocou na saída de Gatito Fernández. No entanto, os pernambucanos não tiveram tempo para buscar o empate e tiveram que amargar a derrota na Ilha do Retiro.

Na próxima rodada, o Botafogo terá pela frente o Atlético-PR, neste sábado, no estádio Nilton Santos. Já o Sport volta a campo no domingo e fará duelo de desesperados contra o Atlético-GO, no Olímpico de Goiânia.

Fonte: ESPN