Troca-troca: veja os partidos que ganham e perdem com a janela política no Piauí

A janela política de desfiliações partidárias permite que os parlamentares do país mudem de partido sem o risco de perderem os mandatos. O prazo de 30 dias encerra dia 07 de abril e já provoca mudanças profundas na composição das bancadas na Assembleia Legislativa.

Na Assembleia, os partidos mais prejudicados com a janela de desfiliações são PSD, PTB e PSB. Eles perderam importantes lideranças e terão as bancadas reduzidas, sofrendo consequentemente, o enfraquecimento político. Outros terão crescimento no número de parlamentares e maior força para pleitear interesses. 

Na oposição, o PSB perdeu parlamentares para o governo de Wellington Dias (PT). O deputado Wilson Brandão já era considerado da base, mas oficializou o apoio ao governo petista  após pressão do grupo político do interior, que deseja apoiar a reeleição do governador Wellington Dias.  Ele ainda não anunciou o partido a que irá se filiar. O caminho deve ser o Progressistas, presidido nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira.

Ismar Marques é suplente e assumiu a vaga graças a uma engenharia política feita pelo governador Wellington Dias. Agora ele vai oficialmente para o governo. Ismar irá se filiar ao MDB  na próxima semana.

Outra legenda que passará por mudanças profundas será o PTB. O partido vive o impasse se será ou não oposição ao governador Wellington Dias (PT), caso o ex-senador João Vicente Claudino decida ser candidato ao governo. Os deputados da sigla não aceitam e anunciam debandada.

O primeiro a comunicar a saída foi o deputado federal Fábio Abreu. Ele se filiou ao PR. Em seguida, será a vez da deputada Liziê Coelho deixar o PTB. Ela vai se filiar ao MDB na próxima semana. Os deputados Nerinho, Janaínna Marques e Zé Hamilton aguardam uma conversa com João Vicente Claudino, mas a tendência é que eles também deixem a sigla.

No PSD, as perdas também são significativas. O deputado Dr. Pessoa pode ser considerado a maior baixa da legenda. Ele se filiou ao Solidariedade após divergências com o presidente da legenda, deputado federal Júlio César. Além dele, estão de saída os deputados Antônio Félix e Edson Ferreira.

O MDB vai receber dois deputados: Ismar Marques e Liziê Coelho. Mas do outro lado, perderá um nome importante. A deputada Juliana Falcão, liderança da região de Parnaíba, deixará a sigla. Ela discorda do apoio ao governador Wellington Dias. O caminho da parlamentar deve ser o PSDB. 

Outro que também deixou o partido para se manter na oposição a Wellington Dias é o deputado Robert Rios. Ele assinou a ficha de filiação ao Democratas. O parlamentar é líder da oposição na Assembleia Legislativa. 

O PTC deve ser um dos partidos mais beneficiados com a janela partidária. A sigla que só possuía como deputado o presidente estadual, Evaldo Gomes, agora terá nomes como Henrique Rebelo, que saiu do PT, Francis Lopes, que se desfilia do PRP, e Antônio Félix que sai do PSD.

O saldo foi positivo para o governador Wellington Dias (PT) com o aumento da bancada governista. A expectativa é que até a eleição de outubro, a gestão de Wellington tenha tranquilidade na Assembleia. 

Lídia Brito redação@cidadeverde.com