Após críticas, Firmino descarta reajuste maior para servidores

Prefeito diz que não tem condições de aumento salarial maior (Foto: Lídia Brito)

O prefeito Firmino Filho (PSDB) visitou obras na manhã desta quarta-feira (22) e na ocasião falou sobre o reajuste de 3% para os servidores municipais. Firmino descartou a possibilidade de conceder um reajuste maior. 

"Esse é o máximo que podemos fazer. A prefeitura está em uma situação financeira difícil. Tivemos o risco de atraso de folha no final de 2016. A crise impôs sacrifícios pra todos, governos, empresas, trabalhadores e no meio do sacrifício fizemos os ajustes necessários", disse o prefeito.

A proposta tem sido criticada pela oposição. O vereador Dudu (PT) afirmou que, como não houve reajuste no ano passado, os 3% não compensaria as perdas salariais.

Para Firmino, a oposição deve observar que a prefeitura age com responsabilidade. "O papel da oposição é esse. Dentro de toda essa crise. Em meio de toda escassez de recursos, quando vários Governos do Estado têm dificuldades de pagar a folha e as obrigações básicas, a prefeitura faz um esforço para demonstrar seu compromisso com o servidor municipal. Essa dificuldade é reflexo da crise que temos no Brasil. É importante perceber que essa é a demonstração de compromisso com o servidor. É fundamental ter uma política realista. Não adianta falar em reajuste muito grande se não podemos honrar", disse.

O tucano diz que a prioridade é não atrasar a Folha de pagamento.

"Não adianta falarem em reajuste de 40% a 50% se no outro mês não teremos condições de pagar. É tradição alicerçada na cidade de Teresina de que os compromissos com os servidores são sempre honrados. A prefeitura nos últimos 30 anos não sabe o que é atraso de folha. Não sabe o que é fechamento de escola ou hospitais por falta de pagamento porque sempre prezamos o equilíbrio financeiro", destacou.

Firmino destaca as estratégias que foram feitas para realizar uma economia de R$ 32 milhões. O reajuste terá um impacto de R $ 1,6 milhões. “Reduzimos os investimos e seguramos os gastos de custeio da prefeitura. Agora a prefeitura está mais equilibrada e dentro dos parâmetros. É justamente por termos feito esse controle ano passado que podemos conceder o reajuste agora”, explicou o prefeito de Teresina.

O aumento já deve ser concedido na Folha de pagamento de Maio. A proposta deve entrar na pauta da Câmara até a próxima semana. "Acredito que a base vai aprovar. Queremos conceder o aumento já na Folha de maio", falou.

Lidia Brito, Portal CidadeVerde.com redacao@cidadeverde.com