Técnico por acidente, Hierro recebe ligação de apoio do rei da Espanha

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Felipe VI, rei da Espanha, fez uma ligação telefônica para Fernando Hierro, que inesperadamente se tornou o técnico da seleção do país na Copa do Mundo da Rússia depois da demissão de Julen Lopetegui, que assumiu o Real Madrid.

Segundo informações do jornal local AS, o monarca escolheu um tradicional lema da ala 11 da Força Aérea Espanhola para encorajar o ex-zagueiro horas antes da estreia contra Portugal, na última sexta-feira (15).

"Os valores da ala 11 estão regidos pela lealdade e o companheirismo, pelo trabalho diário e o espírito de superação, pelo valor e honra, e por um sentido sólido do compromisso com a Espanha", diz o texto.

A conversa entre o rei e Hierro foi informal, uma vez que os dois são velhos conhecidos. Apaixonado por futebol e torcedor do Atlético de Madri, Felipe VI também perguntou sobre o ânimo dos jogadores após a troca repentina de comandante, ofereceu apoio e falou até em ir à Rússia quando tiver oportunidade.

Hierro se tornou técnico da "Fúria" praticamente por acidente. Lopetegui foi demitido a dois dias do primeiro jogo no Mundial, e a federação local decidiu apostar no ex-zagueiro, que ocupava um cargo diretivo e tinha como única experiência no banco de reservas uma passagem pelo modesto Oviedo na temporada 2016/2017.

De acordo com o AS, o rei voltou a contatar o treinador da seleção espanhola depois da partida contra os portugueses, que terminou empatada por 3 a 3. Desta vez por mensagem, ele elogiou a atuação e desejou sorte na sequência da primeira fase.

A Espanha de Hierro volta a campo pelo Mundial nesta quarta-feira (20), contra o Irã, que lidera o Grupo B depois de ter batido o Marrocos na estreia.