Catedral Nossa Senhora das Dores é invadida pela 2ª vez em uma semana

Atualizada às 9h37

O suspeito de arrombar a Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina, na madrugada desta quinta-feira (19) escalou as janelas do lado de fora até chegar ao telhado. No telhado, ainda pelo lado de fora, quebrou um vitral provavelmente para ver se conseguiria adentrar o local. Não conseguindo, ele acabou encontrando uma janela na torre da igreja e conseguiu entrar. Depois, desceu para o térreo por uma corda. 

O homem quebrou também um cofre e arrombou a sala do padre, por onde conseguiu ter acesso as escadas e sair pelo mesmo local por onde entrou. Um monitor de computador foi levado da igreja. 

Paulo Sérgio de Santana, cobrador e que também ajuda com trabalho voluntário na Igreja, disse que o caso é preocupante pois já é a quarta vez que acontece. “Me sinto com coração magoado, porque eles continuam fazendo isso. Já é a quarta vez que eles conseguem entrar, cada vez com uma estratégia nova. É angustiante”, lamentou. 

Segurança reforçada

O cabo Mota, da Força-Tarefa da Polícia Militar, disse que estão sendo tomadas providências para que os arrombamentos não aconteçam mais é que o 11º Distrito está investigando o caso. 

“É complicado porque uma igreja trabalha com o povo de domingo a domingo. Vamos investigar para descobrir quem são os autores. Devem ser usuários de droga que andam pela madrugada feito zumbis, como dizem, e roubam qualquer coisa para trocarem por droga.”, avaliou o cabo.

Mota disse que será instalada cerca elétrica, colocados cadeados nas portas e uma grade de proteção nas janelas da torre. Além disso, disse que irá solicitar que seja feita vigilância 24 horas por dia pela Arquidiocese de Teresina .  

Matéria Original

A Catedral de Nossa Senhora das Dores foi invadida pela segunda vez na mesma semana.  Um dos sacristãos chegou nesta quinta-feira (19) ao local e encontrou mais um vitral quebrado. Até o momento, os voluntários sentiram a falta do monitor de um dos computadores. Essa seria a quarta vez que o local era alvo de vandalismo. Apesar do vidro quebrado, a suspeita é de que a pessoa tenha entrado na Catedral pelo telhado usando uma corda.

“Nós acreditamos que seja a mesma pessoa da primeira vez devido às características. Dessa vez, acredito que a pessoa não entrou pelo mesmo lugar, mas um vitral foi quebrado. Ela deve ter entrando pelo telhado e desceu em uma corda, ‘um homem-aranha’. Sentimos a falta do monitor, vamos vê os armários”, suspeita a voluntária da Catedral.

A voluntária também relatou que uma imagem pequena de Nossa Senhora das Dores foi quebrada. O local onde fica depositado o dinheiro do ofertório estava revirado, mas não levaram o dinheiro, pois não tinha montante guardado. 

“As portas estavam fechadas, a pessoa saiu por onde andou. Isso é um desrespeito tão grande, não respeitam mais a igreja. A Polícia precisa tomar providência. Essa pessoa está desafiando a Polícia”, lamenta a voluntária. 

No domingo (15), a Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, em frente à Delegacia Geral da Polícia Civil, foi alvo de criminosos. Nesta primeira ação, levaram os ventiladores. Também quebraram imagens. O espaço ficou revirado. Apesar da situação, a celebração na manhã de hoje ficou mantida. A programação das missas também ocorrerá normalmente. A Polícia Militar do Piauí já esteve no local. 

 

 

Uma corda foi encontrada pendurada dentro da Catedral

Carlienne Carpaso e Lyza Freitas carliene@cidadeverde.com