"Iluminando Craques": projeto incentiva 2.500 crianças no esporte

O futebol, esporte de maior representatividade no país, ganha reforço no Piauí com o lançamento do projeto “Iluminando Craques”, de iniciativa da Citelum, responsável pela iluminação pública na Capital. A partir de agora, 2.500 crianças com idades entre nove e 13 anos poderão sonhar mais alto por meio do projeto social da empresa que busca descobrir novos “craques" do futebol, sendo uma vitrine e um grande incentivo para os jovens jogadores.

Olivier Meyrueis, diretor da Citelum na América do Sul, disse que o projeto social representa a realização de um sonho.

"Na nossa visão, cuidar da iluminação pública signifca ajudar na transformação da cidade através da luz.  Além de cuidar da iluminação, nós queremos fazer parte da comunidade e uma das formas de fazer isso é através do esporte que é um fator de integração social. Estou muito feliz, está sendo um sonho. No Brasil, nunca tivemos um evento desse tamanho e vai ser aqui em Teresina. Estou muito orgulhoso porque é um desafio e que vai dar certo. Estou ansioso para descobrir o que vai ser esse projeto", disse Meyrueis. 

Olivier Meyrueis, diretor da Citelum na América do Sul

O projeto é voltado para crianças matriculadas nas 50 escolinhas de futebol cadastradas na Associação dos Coordenadores de Escolinhas de Futebol Amador de Teresina (Acefat) 

"Essa parceria veio em boa hora e vai fortalecer nosso trabalho. Vamos abraçar com toda garra", comemora Luiz Alves, presidente da Acefat. 

Por meio do "Iluminando Craques", as crianças vão receber kits com colete, short, meiões e luvas para os goleiros, além de bolas para as escolinhas. Além de incentivar os esporte, o projeto visa despertar as crianças para a importância dos estudos, pois é necessário comprovação de frequência regular na escola e um bom rendimento através das notas. 

"Com esse material, essas escolinhas vão poder realizar o trabalho com mais conforto. Além desse suporte, estamos colocando todo o material de reposição como cones, redes, bolas extras", acrescenta Emanuel Soares, gerente de marketing e comunicação.

Esporte como fator de transformação

O prefeito Firmino Filho participou do lançamento do projeto e destacou a importância do esporte como fator de transformação social.

"Às vezes, as pessoas se esquecem que esporte não apenas tira as crianças de várias tentações, mas também educa, especialmente, em relação a alguns valores como a disciplina, trabalho em equipe, autoestima, a garra, a resiliência. Essas escolinhas já são apoiadas pela prefeitura, através da Semel, e agora essa história terá novos capítulos", disse o prefeito. 

Firmino Filho também ressaltou a atuação da Citelum que é responsável pela iluminação pública na Capital há quase cinco anos. 

"Ao longo dessa passagem por nossa cidade, a empresa já demonstrou o compromisso com o nosso esporte. Já apoiou time de futebol profissional, patrocinou a iluminação no estádio Lindolfo Monteiro e juntamente com as escolas municipai, está promovendo o Viva Vôlei. Não tenho dúvidas que a Citelum ao promover esse apoio, vai deixar de forma permanente algumas transformações nas nossas escolinhas", disse o prefeito que, em comemoração a parceria, fez embaixadinhas durante lançamento do projeto que contou também com a presença de Guilherme Berger, secretário da Semel, e professores das escolinhas que receberam os kits goleiro e jogador.

A Citelum é responsável pela prestação de serviços em instalação e gestão de iluminação pública e privada por todo o mundo. Em cumprimento da sua responsabilidade social, em Teresina, além da administração dos pontos de luz, a companhia administra, também, a iluminação de alguns campos de futebol do município.

 

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com