16º Festival de Vídeo de Teresina premia os melhores

Depois de uma semana de exibições no Espaço Cultural Trilhos, no último sábado foi divulgado os vencedores da 16ª edição do Festival de Vídeo de Teresina. Um dos destaques foi o “Cajueiro Cor Marrom-Escuro”, de Meire Nascimento, que foi premiado como o melhor piauiense.

O Festival de Vídeo de Teresina tem como objetivo possibilitar aos produtores de vídeo a divulgação de suas criações, assim como premiar aqueles que forem considerados mais representativos em suas categorias. Ele abrange as categorias: Documentário, Experimental (vídeo-poemas, clips musicais etc.), Ficção e Animação, todos com duração máxima de 30 minutos.

O festival contou 213 trabalhos inscritos sendo 58 vídeos selecionados nas categorias Documentário, Ficção, Experimental (vídeo-poemas, clips musicais etc.) e Animação, que foram exibidos diariamente no Espaço Trilhos.

A premiação aconteceu em solenidade no último sábado no Espaço Cultural Trilhos e reuniu artistas, cineastas e videomakers da cidade, bem como amantes da sétima arte. O primeiro colocado de cada categoria foi contemplado com R$ 2 mil e troféu, enquanto o segundo e terceiro lugares receberão troféus. Além disso, foi dado um Prêmio Estímulo no valor de R$ 2 mil para o Melhor Vídeo Piauiense.

 

Confira a lista dos vencedores:

CATEGORIAS:

-EXPERIMENTAL

1º colocado Rio Metrópole, de Mikael Santiago, Pedro França, Bernardo Jacob (RJ)   2º colocado Apnéia, de Henrique Dídimo e Michele Tarjra (CE/PI)   3º colocado Sentado na Beira do Rio, de Daniel Castelo Branco e Arthur Canavarro (PE)

 

ANIMAÇÃO

1º colocado O Pescador de Sonhos, de Igor Pitta Simões (SC)   2º colocado Calango Lengo, de Fernando Miller (SP)   3º colocado O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar, de William Paiva e Leo D. (PE)

 

DOCUMENTÁRIO

1º colocado Memórias de Sombras, de Douglas Pinheiro (GO)   2º colocado Balões de 74, de Luciano Soares Mariz (PB)   3º colocado Passado a 24, de Carlos Debiasi (PN)

 

FICÇÃO 1º colocado Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel (MA)   2º colocado Cortejo Negro, de Diego Müller (RS)   3º colocado A Vida é Curta, de Leo Falcão (PE)

 

MELHOR VÍDEO PIAUIENSE Cajueiro Cor Marrom-Escuro, de Meire Nascimento (PI)   FILMES QUE RECEBERAM MENÇÃO HONROSA(Escolhidos por Júri Popular)

 

SEGUNDA-FEIRA (01/12) A Vida é Curta (ficção), de Leo Falcão (PE)   TERÇA-FEIRA (02/12) O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar (animação), de William Paiva e Leo D. (PE)   QUARTA-FEIRA (03/12) Calango Lengo (animação), de Fernando Miller (SP)   QUINTA-FEIRA (04/12) Corpo Pós-Orgânico (experimental), de Aristides Oliveira (PI)   SEXTA-FEIRA (05/12) Como se Faz um Pequeno Príncipe (documentário), de Franklin Pires (PI)
Tags: