Expedição Sertão Colonial inicia visita cinco cidades do Piauí

Centro Histórico de Oeiras

Uma expedição científica pelo Serão Colonial irá percorrer cinco cidades piauienses com o objetivo de debater sobre políticas de conservação e proteção do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico piauiense. A expedição acontece nesta sexta(18) e sábado(19).

Os expeditores se concentram no Centro de Educação Ambiental na avenida Raul Lopes, às 9h desta sexta(18), para uma apresentação sobre o Projeto Floresta Fóssil e depois seguem para Amarante. 

Participam do projeto representantes da sociedade civil, órgãos científicos e políticos que fazem parte da Rede Pense Piauí e devem elaborar um projeto com essas políticas de conservação. 

A expedição vai passar por Amarante, onde irão assistir uma palestra do IPHAN sobre Patrimônio Arquitetônico da cidade e farão uma visita ao Casarão Odilon Nunes. Depois seguem para Oeiras onde visitam prédios históricos e participam da abertura do evento Geleia Total e de uma palestra sobre “Interpretação do Patrimônio Cultural”, proferida pelo Professor Stefano Ferreira.

A viagem cultural continua no sábado em Campinas do Piauí, Santo Inácio do Piauí e Simplício Mendes.  

O evento tem o apoio e coordenação científica do Núcleo de Pesquisa da Justiça e do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI. Organização: Jorge Holanda, Rubens Luna, Benjamin Vale e Carlos Rubens (Rede Pense Piauí); Samuel Pontes do Nascimento e Carlos Augusto Pires Brandão (NUPEJ - UFPI); Gildásio Guedes (CEAD - UFPI).

Programação Expedição Sertão Colonial:

18 de Janeiro

9h - Concentração no CEA em frente ao Teresina Shopping, com uma breve apresentação sobre o projeto do Parque Floresta Fóssil e outras ações, a cargo de Rubens Luna. 10h - Partida para Amarante 12h - Almoço no Lira Eco Parque 14h - Palestra do IPHAN sobre Patrimônio Arquitetônico de Amarante no Eco Parque 15h - Visita a Amarante (visita ao Casarão Odilon Nunes, com ato simbólico l. Hino do Piauí, foto oficial e apresentação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba na Escadaria de Amarante) 16h30 - Partida pra Oeiras 18h - Reconhecimento e visita a prédios de Oeiras (Sobrado Major Selemérico e Museu de Arte Sacra) 19h - Abertura Geleia Total 20h30 - Palestra sob o título “Interpretação do Patrimônio Cultural”, proferida pelo Professor Stefano Ferreira 22h - Jantar

19 de Janeiro

8h - Partida para Campinas do Piauí 9h - Santo Inácio do Piauí (visita ao Banheiro dos Padres Jesuítas) 10h - Visita à Fábrica de Laticínios 12h - Almoço 14h - Retorno a Teresina 14h30 - Simplício Mendes (homenagem à memória do médico e humanista Dr. Isaías Coelho na praça que leva seu nome)

 

Caroline Oliveira redacao@cidadeverde.com