Bombeiros resgatam alunos de ônibus escolar ilhado em avenida de Teresina

Atualizada às 8h15

Um ônibus escolar lotado de estudantes ficou ilhado na Avenida Joaquim Nelson, na zona Sudeste de Teresina, entre o Dirceu Arcoverde e o Alto da Ressureição. O caso ocorreu por volta das 7 horas desta quinta-feira (04) e elas estavam a caminho da escola.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e já está no local fazendo o resgate dos alunos entre 12 e 16 anos. As menores foram carregadas nos braços e nas costas dos bombeiros. 

Os estudantes estavam indo para a escola Júlia Nunes no Dirceu I, na zona Sudeste. Um dos alunos falou com a repórter Gorete Santos e disse que quando viu o ônibus parando no meio da água "ficou desesperado". 

Outra estudante, Mariana, disse que começou a chorar porque não sabia nadar. "Eu fiquei com medo porque não sei nadar, mas quando vi o Corpo de Bombeiros eu fiquei feliz". 

No início, os bombeiros resgataram os alunos nas costas e depois fizeram uma corrente humana com os adolescentes. 

Bombeiros

De acordo com o tenente Arnaldo Vasconcelos, comandante de socorro do Corpo de Bombeiros, no ônibus havia 41 adolescentes entre 12 e 16 anos e o motorista. 

Ele disse que as crianças menores foram retiradas transportando nas costas e as maiores foi possível fazer uma corrente humana. 

"Havia muita correnteza, então conversamos com os funcionários da Soferro para desobistruir a galeria que tem no muro da empresa para o escoamento da água. Assim baixou consideravelmente e conseguimos fazer a corrente humana com os maiores para facilitar a extração", explicou o bombeiro. 

O oficial dos Bombeiros ressaltou que aquela é uma área sinalizada de alto risco, onde as águas aumentam rapidamente. "Mesmo sabendo que de elevação muito rápida, sabendo o que pode acontecer, mas as pessoas ainda se arriscam em carros pequenos e até motociclistas. Segundo informações que recebemos, o motorista é novo no percurso, mas ele poderia ter visualizado o nível da água. A verdade é que ele assumiu a responsabilidade", destacou tenente Arnaldo. 

O resgate durou cerca de 40 minutos. Os estudantes foram colocados em outro ônibus para seguirem viagem. 

O alagamento no trecho decorreu da forte chuva que caiu em Teresina na noite de ontem (03) e pela falta de escoamento adequado no local.

Uma empresa chegou a abrir o portão de entrada para ajudar na evasão da água da avenida. Muitos carros de passeios ficaram parados e impedidos de prosseguir viagem. A orientação aos motoristas é de evitar o tráfego no local, já conhecido pelo acúmulo de água. 

O aposentado Edmilson Araújo ironizou o alagamento. “Esse cena bonita a gente tem todo o ano. Absurdo. Governo não faz nada”, disse. Ele comentou que há 18 anos mora na região e afirma que o acúmulo de água no trecho é comum no período chuvoso. 

O morador, que fazia caminhada no momento em que o ônibus parou na água, ficou assustado porque tinha crianças.”Precisam fazer algo para não ter mais essa água aqui. Tem uma galeria pequena de um lado e do outro, mas é muito pequena não dá pra escoar. Isso aqui pode ser que lá pro final do dia diminua a água”, acrescentou.

magens Gorete Santos/TV Cidade Verde   

Carlienne Carpaso e Caroline Oliveira redacao@cidadeverde.com