Últimos dias para a declaração do Imposta de Renda. Aumenta procura por orientação profissional

Faltando poucos dias para o prazo final de entrega do Imposto de Renda, que deve ser enviado à Receita Federal até o dia 30 de abril, a movimentação em torno dos escritórios de contabilidade tem aumentado de forma considerável e exigindo dos profissionais contábeis hora extra todos os dias para atender a demanda. 

O empresário contábil José Corsino, contador e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) está nessa maratona de atendimento há vários dias e afirma que o trabalho vai até o último minuto. “A máxima de deixar a declaração para a última hora ainda persiste no Brasil, infelizmente, mas  acredito que pelo menos a nossa clientela e de quem procura o escritório para fazer a declaração vai ser possível atender dentro do prazo previsto pela Receita”, declara o contador. 

Mesmo intuitivo e com bastante informação de apoio por parte da Receita Federal, o programa de envio da declaração ainda gera algumas dúvidas na população. Nestas horas a consulta de um profissional é sempre importante para não cair na malha fina.  Quem teve a oportunidade de ser atendido pela ação “Declare Certo”, promovido pelo CRC-PI com apoio da Receita Federal e de Instituições de Ensino, pode aproveitar a chance de receber orientações valiosas para acertar as contas com o “leão”. A ação aconteceu na praça Rio Branco até esta sexta, 26 de abril, no centro de Teresina.

Contudo, quem perdeu o atendimento na praça pode dispor ainda de ações como a da Faculdade Facid | Wyden, que vai levar o “Declare Certo”, em parceria com o CRC-PI, para a população da zona leste em suas dependências, no Centro de Empreendedorismo e Internacionalização (CEI) localizado no Campus I do Bairro Horto Florestal. 

Segundo o Coordenador de Business da Faculdade, Prof Antonio Vinícius, profissionais contábeis, professores e alunos farão plantão nesta segunda-feira, em dois turnos, para tirar dúvidas da população sobre o Imposto de Renda. Dependendo da demanda, o serviço gratuito pode ser estendido até terça-feira. 

Alem do auxílio para o preenchimento correto da declaração do imposto, a equipe de atendimento vai informar sobre a importância da campanha de destinação do Imposto de renda da para crianças e jovens brasileiros. O contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente – Nacional, Distrital, Estaduais ou Municipais