Moradores do Santa Luzia ficam sem água após obra em canos

A autônoma Maria Auxiliadora, 55 anos, denuncia que está sem água em sua residência há três dias, o que, segundo ela, coincidiu com um serviço feito pela Águas de Teresina em uma rua próxima.

"O serviço foi feito na Rua Santa Efigênia, aqui no bairro Santa Luzia. Depois disso, o cano lá ficou vazando água na rua e está assim até hoje. Minha casa e mais cinco estão sem água por causa disso", explica a autônoma.

Preocupada com a situação, ela conta que entrou em contato várias vezes com a Águas de Teresina, mas não teve a reclamação atendida.

"Estamos sem poder tomar banho. Eu tenho um idoso de 90 anos em casa, a gente não tem água nem pra cozinhar. Eu ligo, eles dizem que é preciso ter paciência e depois desligam", lamenta.

A empresa Águas de Teresina, por meio de nota, confirmou que houve um vazamento de água na rede de distribuição do local e que isso reduziu a pressão para o abastecimento de algumas casas. A empresa garantiu que soluciona o problema ainda nesta quarta-feira (5). Veja a nota na íntegra:

A Águas de Teresina informa que na rua mencionada pela reportagem houve um vazamento em uma rede de distribuição de água tratada, fato esse que reduziu a pressão para o abastecimento de alguns imóveis. O reparo do vazamento será providenciado ainda nesta quarta-feira (5). A concessionária esclarece que, em alguns casos onde há intervenções mais complexas para correção de vazamentos, pode ocorrer a despressurização da rede, ou seja, a redução da pressão da água na tubulação. No entanto, a empresa busca, na medida do possível, realizar as manutenções corretivas buscando reduzir os impactos para a população.  Aos usuários, a orientação é de que, em casos de falta de água, comuniquem à empresa para que a demanda possa ser mapeada e acompanhada pelas equipes técnicas.  Mensalmente, a Águas de Teresina realiza em média 5.500 correções de vazamentos na cidade e já conseguiu reduzir os índices de perdas de água de 59% para 56% durante o período que está à frente dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital. A empresa reafirma que a participação da população tem sido importante na localização dos vazamentos em vias públicas.  Os dados são mapeados e acompanhadas estrategicamente através do Centro de Controle e Operações, que monitora à distância, 24 horas, os sistemas de água e esgoto, usando a tecnologia a favor do saneamento. Os vazamentos podem ser informados através da Central de Atendimento 0800 223 2000 ou 115. A empresa se mantém disponível via WhatsApp (98124 3199) e Águas App, disponível para celulares Android e IOS.

Jordana Cury jordanacury@cidadeverde.com