Personalidades são homenageadas com a medalha Conselheiro Saraiva

Noite de homenagens na comemoração aos 167 anos de Teresina. A tradicional medalha Conselheiro Saraiva foi entregue a 31 personalidades e uma instituição com relevantes serviços prestados à cidade. A solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (16) no Theatro 4 Setembro. Entre os homenageados o repórter da TV Cidade Verde Gomes de Oliveira, o Galego.

O prefeito Firmino Filho realizou a entrega das medalhas e ressaltou que a solenidade é um momento significativo. 

“Teresina é uma construção coletiva. Todos os homenageados estão aqui por aquilo que cada um representa para nossa cidade. Pela determinação, paixão e esforço na construção de um futuro melhor para todos. A entrega da medalha é uma forma de reconhecimento”, disse o prefeito.

A escolha dos homenageados é feita por um conselho consultivo que conta com a presença do prefeito Firmino Filho, representantes da Academia Piauiense de Letras,  Instituto Histórico Geográfico Piauiense e Associação Comercial Piauiense, além dos secretários municipais de Governo e Educação.

Eduardo Alexandre da Silva é agente de limpeza há 15 anos e é de sua autoria a iniciativa de construir um jardim comunitário ao redor do local onde trabalha, reaproveitando mudas de plantas e objetos de decoração descartáveis.

“Eu me sinto muito honrado de receber essa homenagem. Eu não sou natural de Teresina, mas essa foi a terra que tão bem me acolheu. É uma grande alegria”, comemorou.

Este ano a instituição agraciada com a medalha foi a Fundação Maria Carvalho Santos, entidade que desenvolve projetos auxiliando mulheres com diagnóstico de câncer. Representando a instituição, Aline Maria Freire comentou sobre a importância do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

“Já desenvolvemos mais de 40 projetos pela prevenção e controle do câncer de mama em Teresina, ajudando mulheres nesse momento tão delicado. Receber essa homenagem é mais um impulso para continuarmos trabalhando. É uma inspiração não só para nós, mas para as demais instituições que lutam por essa causa”, afirmou.

Foto: Renato Bezerra/ PMT

A Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva foi instituída pelo Decreto nº 684, de 16 de agosto de 1985. Pelo Decreto, as personalidades e instituições agraciadas são subdivididas em graus. São eles: Grau Grande Oficial – Ouro, Grau Oficial – Prata, Grau Cavalheiro – Bronze.

 

Da Redação redacao@cidadeverde.com