Funcionários paralisam trabalho no Meduna por atraso de salário

  Os funcionários do Sanatório Meduna cruzaram os braços hoje nesta sexta-feira (9). Eles estão fazendo uma paralisação de 24 horas para protestar contra o não pagamento dos salários no hospital psiquiátricos.

Os funcionários afirmam que estão há 2 meses sem salários, como a segunda parcela do 13º e os vales transportes. Os 170 funcionários asseguram que a manifestação de hoje é porque a situação está insustentável. Eles alegam também que o hospital está em crise há 3 anos, sempre convivendo com o atraso de salários.

Em 2008, o hospital foi colocado à venda, mas a negociação não foi efetivada. Além do atraso nos salários, os pacientes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em médias 200, vivem em condições precárias, inclusive alguns dormem no chão por falta de colchões e também da superlotação em alguns setores.     O técnico de enfermagem, Clovis Lopes que trabalha há 17 anos no sanatório disse que hoje não passa fome, porque tem outro emprego. “Nós estamos há 12 anos recebendo apenas o salário mínimo. Alguns já pediram demissão, mas o hospital não dá porque não consegue pagar os direitos trabalhistas”, enfatizou Clovis Lopes.

O Diretor Clínico Antônio Luis Fonseca justifica que o atraso nos salários se deu devido ao atraso no repasse que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz aos hospitais que são atendidos pelo SUS.    “O atraso se deu por conta do recesso do fim de ano e o dinheiro deveria ter sido repassado dia 20 de dezembro, mas já estamos tentando contornar a situação. Respeitamos o direito dos funcionários de reclamar, mas a promessa é que até segunda-feira o dinheiro será repassado aos hospitais. As famílias podem continuar tranqüilas que o atendimento não será suspenso e os setores continuam a funcionar normalmente”, garantiu Antônio Luis.   O Cidadeverde.com procurou a Fundação Municipal de Saúde para saber sobre o atraso no repasse, mas a pessoa responsável pelo assunto estava em reunião e não pode falar com nossa reportagem.     Flash e Fotos de Záira Amorim (direto do Sanatório Meduna) redacao@cidadeverde.com
Tags: