Maternidade Evangelina Rosa afirma que instabilidade na rede elétrica foi solucionada

Foto:Arquivo/CidadeVerde.com

A direção da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) afirma que a instabilidade na rede elétrica, iniciada na sexta-feira (04), devido à forte chuva que atingiu a cidade, foi totalmente sanada por volta das 20h de sábado (05/10).  Segundo nota encaminhada à imprensa, os problemas formam solucionados após ação conjunta da diretoria da Casa em parceria com a Empresa Fornecedora, técnicos de uma empresa privada e de uma equipe de profissionais da Casa.

De acordo com a maternidade, alguns equipamentos foram danificados devido a oscilação no fornecimento da energia. Um levantamento dos prejuízos está sendo realizado para que as medidas legais possam ser tomadas.

“Em todas as áreas que foram afetadas pela falta de energia em Teresina,  danificaram-se  equipamentos. Na Evangelina Rosa, não foi diferente. A nossa equipe está verificando cada setor para saber quais equipamentos foram danificados a fim de tomar as providências cabíveiss”, diz nota.

A maternidade afirma que não houve falta de energia nas Unidades de Terapia Intensiva UTIs, nem no Centro Cirúrgico. A nota também nega que as UTIs ficaram sem uso de ar condicionados durante o período em que a Maternidade estava com energia.

Esclarecimento à imprensa:

Energia na Maternidade Dona Evangelina Rosa

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), referência em alta complexidade, pelo seu compromisso com a sociedade e transparência nas suas ações , vem à público informar os fatos ocorridos desde o final da tarde da última sexta-feira (04/10), durante período de instabilidade na rede elétrica, em toda a região do entorno da Instituição, e que durou aproximadamente 30 horas. O problema só foi totalmente sanado por volta das 20h de sábado (05/10), graças ao empenho da Diretoria da Casa em parceria com a Empresa Fornecedora , técnicos de uma empresa privada e de uma equipe de profissionais da Casa.

Seguem os fatos:

1. Não houve falta de energia nas Unidades de Terapia Intensiva UTIs, nem no Centro Cirúrgico.  Com a oscilação , uma das fases do sistema da Unidade Hospitalar caiu. Como a rede é trifásica, não houve reconhecimento imediato da instabilidade.  Imediatamente após tomar conhecimento da instabilidade nos referidos setores, a equipe de manutenção da Casa desligou a chave geral e o gerador foi acionado e funcionou normalmente,  mantendo a casa energizada,  durante todo o período em que se deu o problema;

2.As UTIs não ficaram sem uso de ar condicionados durante o período em que a Maternidade estava com energia fornecida pelos grupos geradores;

3.A Equatorial foi acionada e esteve na Maternidade , no entanto, a instabilidade na rede elétrica na região continuou. A Companhia Fornecedora detectou uma peça danificada no poste, que a Equatorial não tinha. A diretoria da MDER se disponibilizou a adquirir  a peça fora. Foram três equipes trabalhando. Equatorial,  Progredir e a equipe da casa até o problema ser finalmente resolvido;

4. Em todas as áreas que foram afetadas pela falta de energia em Teresina,  danificaram-se  equipamentos. Na Evangelina Rosa, não foi diferente. A nossa equipe está verificando cada setor para saber quais equipamentos foram danificados a fim de tomar as providências cabíveis.

 

Assessoria de Comunicação (ASCOM/MDER)

 

Lídia Brito lidiabrito@cidadeverde.com