Federação paulista é contra o fim dos Campeonatos Estaduais

Rolam no futebol brasileiro há algum tempo opiniões contrárias à realização dos Campeonatos Estaduais, que já foram a maior sensação de ponta a ponta do país. As rivalidades entre times e cidades lotavam os estádios. 

Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo - Rivengo

Ganhar o título de campeão era motivo para uma festa extraordinária. Aí veio o Campeonato Brasileiro; vieram outras competições, inclusive internacionais; muíto dinheiro entrou em disputa por participação e por conquistas. 

Foi o suficiente para começarem as campanhas pelo fim dos estaduais. Jornalistas e dirigentes foram multiplicando as opiniões segundo as quais "Campeonato Estadual não vale nada, só dá prejuizo".

Ainda não acabaram, mas estão cada vez menores. Para o ano de 2020 a CBF reservou no seu calendário apenas 16 datas. É para encerrar o quanto antes porque "temos coisas melhores pela frente".

Agora surgiu uma voz em defesa dos estaduais. Durante um evento realizado na cidade de Ribeirão Preto, o Presidente da Federação Paulista de Futebol, Sr. Reinaldo Carneiro Bastos, diz o portal futebol interior, "colocou um ponto final em um dos boatos mais comentados no mundo esportivo, ao afirmar que os campeonatos estaduais continuarão existindo". De maneira categórica o dirigente maior do futebol paulista afirmou que "nenhum Campeonato Estadual irá acabar".

E afirmou o Sr. Reinaldo Carneiro Bastos que:

"Nenhum Campeonato Estadual vai acabar. Se acabar o estadual, acaba o futebol brasileiro. Os estaduais são as únicas possibilidades de 700 clubes brasileiros praticarem o futebol. Nós temos 20 clubes na Série A do Brasileiro, 20 clubes na Série B, 20 clubes na Série C e 64 na Série D, que não têm vagas garantidas, pois elas vêm dos estaduais".

Para o Presidente da Federação Paulista "quem luta pelo fim dos estaduais são as elites da imprensa e de poucos dirigentes; os estaduais são o pulmão do futebol brasileiro".

Dídimo de Castro didimodecastro@cidadeverde.com