Inauguradas obras da PI 144 entre Dom Inocêncio e São Lourenço

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta quinta-feira (19), as obras de pavimentação asfáltica da PI 144 entre os municípios de Dom Inocêncio e São Lourenço, no Sul do Piauí. A estrada é uma antiga reivindicação da população e vai beneficiar toda a microrregião de São Raimundo Nonato. São 74,10 quilômetros de pavimentação de tratamento superficial duplo (TSD), 70,5 km de terraplanagem executada, construção de três pontes de 60 metros e duas de 10 metros, além de toda a sinalização vertical e horizontal concluídas.

Para a pavimentação asfáltica da PI 144, foram investidos recursos no valor de R$ 44.421.311,71. “É a realização de um sonho e a aproximação para a realização de um sonho ainda maior. Eu sei o quanto quem mora em Dom Inocêncio e também as pessoas de São Lourenço, Dirceu Arcoverde, São Raimundo Nonato e toda essa região sofreram ao longo do tempo com a falta de uma estrada asfaltada. As pessoas tinham dificuldade no período chuvoso, inclusive havia situações de isolamento. Foi investimento significativo e o nosso próximo passo é ligar Dom Inocêncio à Bahia”, destacou o governador Wellington Dias.

O chefe do executivo estadual destacou o desenvolvimento que a estrada irá promover na região. “No primeiro momento, as pessoas vão perceber a diferença de andar na poeira, na lama e agora poder andar numa estrada asfaltada. Inclusive já vamos fazer um recapeamento no primeiro trecho. Quero destacar que aqui é a terra do caprino, do bode, da ovelha e o mel. Essa estrada vem para ajudar a transportar melhor todos esses produtos”, disse Wellington Dias.

Maria Zélia é moradora de Dom Inocêncio e comemorou a inauguração da estrada. “Eu sou talvez uma das melhores pessoas para falar dessa estrada. Eu comecei há três anos vindo de São Raimundo e voltando duas, três vezes por semana. Hoje, vemos a diferença. É muito gratificante, principalmente para quem precisa dessa estrada todos os dias, para a população inocentina que trafega toda semana pra São Raimundo Nonato foi um dos maiores benefícios recebidos em Dom Inocêncio. É um acontecimento histórico para futuras gerações”, elogiou.

A obra foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). “Essa é uma estrada muito importante que faltava para poder fazer 100% de estradas interligada aqui nessa região de São Raimundo Nonato. A gente fica feliz em poder estar aqui ao lado do governador entregando essa grande obra que vai trazer desenvolvimento. Todos estão de parabéns, principalmente o governador Wellington Dias que lutou por esses recursos. Já temos autorizados o projeto para a execução de 24 quilômetros de asfalto até o estado da Bahia”, declarou a secretária de Infraestrutura, Janaína Marques.

Com a nova estrada, a travessia entre os municípios pode ser feita em cerca de 40 minutos. “Antes, eu levava duas horas para chegar em Dom Inocêncio, passando por buracos e poças de água. Agora, está bem mais fácil. Passei até a ir com mais frequência para visitar minhas três sobrinhas”, disse Orlando de Sousa, morador de São Lourenço.

Pavimentação poliédrica em São Lourenço

No município de São Lourenço, o governador Wellington Dias também inaugurou mais de 4 mil m² de pavimentação poliédrica na avenida 29 de Abril (trechos 1 e 2), rua João Ferreira Vilanova (trechos 1 e 2) e rua Projetada 5. Foram investidos nas obras recursos no valor de R$ 483.029,77 oriundos do Tesouro Estadual, por meio da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur).

Participaram das solenidades de inauguração os deputados Hélio Isaías, Margarete Coelho, Firmino Paulo, Ziza Carvalho, Oliveira Neto, a prefeita Michele Oliveira de São Lourenço e a prefeita de Dom Inocêncio, Virgínia Dias.

Foto: Ccom

Da Redação redacao@cidadeverde.com