Indianos querem mudar nome de vencedor do Globo de Ouro

  Moradores de uma favela na índia protestaram contra o filme "Quem Quer Ser um Milionário?" nesta quinta-feira. O longa, indicado a dez categorias no Oscar, é acusado ter um título ofensivo.

O título original "Slumdog Millionaire" pode ser traduzido como "cachorro de favela milionário" ou "vira-lata milionário". O protesto surgem em meio a uma onda de entusiasmo em relação à produção na Índia.

"Quem Quer Ser um Milionário?" tem muitos atores indianos e é basicamente filmado no país. O filme, que se passa nas famosas favelas de Mumbai, foi o grande vencedor do Globo de Ouro.

"Eu sou pobre, mas não me chame de cachorro vira-lata", disse Rekha Dhamji, 18, um dos moradores de uma favela que protestavam em frente à casa de um dos atores que participou da produção, Anil Kapoor.

Outros manifestantes carregaram cartazes nos quais havia escritos como: "Pobreza para Vender" ou "Eu não sou um cachorro". Um manifestante chegou a levar um filhote de cachorro para o protesto. O organizador do protesto, o ativista social Nicholas Almeida, afirmou que planeja entrar com um processo para que o nome do filme mude.     O longa conta a história de Jamal Malik, um garoto pobre que se torna o campeão do programa indiano "Quem Quer Ser um Milionário" e que também busca uma paixão perdida. O filme tem sido criticado por focar na pobreza existente na Índia.   "O filme será uma magnífica inspiração para crianças por toda a Índia. É um filme para se sentir bem, um filme de esperança", afirmou ontem em uma entrevista coletiva Kapoor, que cresceu em uma favela de Mumbai.   Ele também negou que a palavra "slumdog" seja ofensiva. "Crianças das favelas são atualmente chamadas de nomes muito piores", afirmou o ator.       Fonte: Folha Online

 

Tags: