Assis Carvalho quer explicação sobre mudanças na divulgação de dados pelo Ministério da Saúde

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) enviou, nesta terça-feira (9), requerimento ao Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando informações sobre a mudança da metodologia e omissão da divulgação dos dados sobre a Covid-19.

Assis Carvalho cita que o governo parou de divulgar os números totais de casos e de mortes causadas pela doença, além de alterar o horário de divulgação para 22h. O parlamentar lembra ainda do episódio protagonizado pelo presidente da república que, ao ser questionado por um jornalista sobre o novo horário de divulgação dos números da pandemia de coronavírus no Brasil, respondeu rindo: acabou matéria no jornal.

“Diante dos acontecimentos, é fundamental que o Ministério da Saúde apresente os reais motivos para essa alteração, pois o aparente objetivo dessa mudança parece ser atrasar a divulgação dos dados de Covid e impedir que eles sejam anunciados nos telejornais”, alertou Assis Carvalho.

O deputado citou ainda a revelação do jornal O Estado de S. Paulo de que Jair Bolsonaro teria determinado ao Ministro da Saúde que o número de mortes provocadas pelo coronavírus não poderia passar de mil casos por dia. “Como se pôde ver no último fim de semana o ministro cumpriu a tarefa. Mas, infelizmente, não pôde combinar com a doença”, afirmou. 

Por fim, Assis Carvalho afirma que, se o Ministério da Saúde apresentar uma nova base de estudo que mostre que a curva de mortes está diminuindo pelas ações do governo federal, estados e municípios, essa nova informação ajudaria a mostrar que está havendo uma redução diária das mortes. “Combater a doença alterando os números a serem divulgados é desonestidade estatística. É necessário apurar os motivos que levaram o governo a mudar a metodologia e o formato de divulgação dos dados”, finalizou.

 

redacao@cidadeverde.com