Isolamento social volta a subir e Teresina fica em 1º lugar no índice entre as capitais

Foto: Cidadeverde.com 

Teresina ficou em primeiro lugar no ranking entre as capitais do Brasil quanto ao índice de isolamento social no sábado (08). A capital piauiense registrou 48,6%, apontando que o isolamento voltou a subir na cidade.  Em segundo lugar ficou a capital Rio Branco, com 42,63%.

A Prefeitura de Teresina (PMT) informa que a "taxa de ontem em Teresina também se manteve no mesmo patamar em comparação ao sábado anterior, onde se registrou 49,2%". 

"O isolamento social havia sofrido baixa nos dias úteis desta semana, oscilando entre 37 e 41%, o que pode ser associado com o início da segunda etapa da Fase 2 de reabertura das atividades econômicas, onde voltaram a funcionar shoppings e centros comerciais, na última segunda-feira", destaca a PMT.

Para aumentar os percentuais no processo de retomada da economia, "a Prefeitura tem aplicado nos finais de semana medidas restritivas mais rígidas para as atividades econômicas'.

Estão autorizados a funcionar neste domingo (09) apenas:

- farmácias e drogarias - serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância - serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha - órgãos e profissionais de comunicação - situações comprovadas de urgências e emergências.

A Prefeitura ressalta que "as informações dos índices são da startup InLoco, que faz o georreferenciamento de smartphones em cidades de todo o território nacional".

Zonas de Teresina

Os dados também constatam o isolamento social por zonas de Teresina, a região que mais respeitou o isolamento: 

1º lugar: Zona Centro-Norte com um índice de 49,67% 2º lugar: Zola Sul com 48,98% 3º lugar: Zona Leste com 46,87% 4º Lugar: Zona Sudeste com 46,84%

Bairros e Localidades

A PMT informa que os bairros e localidades que mais respeitaram o isolamento social em Teresina no sábado (08) foram:

1º lugar: área da Frei Serafim (56,3%) 2º lugar: Primavera (55,85%) 3º lugar: Nova Brasília (55,6%)  4º lugar: Olarias (54,3%). 

Já os bairros que apresentaram os menores percentuais foram:

Parque Jacinta (37%) Embrapa (39,4%) Pedra Mole (41,83%) Cristo Rei (41,9%)

Carlienne Carpaso carliene@cidadeverde.com