Ocupação do hospital Pedro Balzi cresce 25% após fechamento de outras alas Covid

 

O panorama de ocupação do Hospital de Campanha Pedro Balzi, que atende pacientes com Covid-19 em estado leve ou moderado, mudou da última sexta-feira(21) para cá. A unidade que mantinha uma média de 53% de ocupação dos 60 leitos, recebeu uma demanda 25% maior nesta semana. 

A diretora do hospital, Gina Nogueira, avalia que a reorganização dos leitos com o fechamento de alas Covid em alguns hospitais e a desativação do Hospital de Campanha do Verdão contribuíram para esse aumento. Mas, alerta também que a demora de pacientes a procurar unidades básicas de saúde ao sentirem os primeiros sintomas têm levado esses pacientes a ficarem internados. 

“A preocupação e o que a gente tem percebido é que esses pacientes que estão vindo para a internação, são os pacientes que estão demorando mais em casa a procurar os hospitais e quando estão vindo, estão num nível de maior gravidade, são pessoas que têm esperado a procurar urgência para o tratamento”, afirmou a diretora, em entrevista ao jornal Notícia da Manhã. 

Ela disse que com o fechamento do Verdão, muitos pacientes do interior têm sido regulados para a unidade municipal. “Com a reorganização dos leitos da rede municipal e o fechamento do Hospital de Campanha do Verdão, a gente teve esse aumento, inclusive nós temos alguns pacientes advindos do interior, aumentou bastante, o que a gente não tinha anteriormente. E hoje a gente está com um número considerável desses pacientes”, frisa. 

Apesar do aumento, a gestora afirma que até o momento está dando para “conduzir bem”. 

“A gente tem uma rotatividade de altas que é significativa, a gente teve bastante altas ontem. Estava em média com 55, 57 pacientes, hoje a gente tem 42, é uma rotatividade de altas onde a gente consegue conduzir bem”. 

Teresina conta hoje com três hospitais municipais para Covid-19: dois hospitais de campanha o Pedro Balzi e o do HUT e ainda o hospital do Monte Castelo. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Caroline Oliveira redacao@cidadeverde.com