Seca: sem chuva há três meses, mais de 40 cidades do Piauí decretam emergência

Foto: Exército

Embora tenha chegado mais tarde que nos anos anteriores, a seca já começa a levar transtornos para diversas cidades piauienses. Até esta quinta-feira (24), 42 cidades do Piauí já haviam decretado estado de emergência por conta da estiagem (veja lista abaixo). Segundo o Monitor das Secas, da Agência Nacional da Águas (ANA), a situação é mais grave no extremo Sul do estado. Os dados apresentados pelo Monitor são considerados essenciais para os municípios pedirem socorro aos governos estadual e federal.

“O critério usado é o Monitor da Seca, que este ano apagou mais a região de seca grave e veio ficar mais crítico agora em setembro. Tem época que em julho a situação já está crítica. Choveu mais e por isso a seca demorou mais a ficar mais severa”, explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela.

Segundo o Monitor das Secas, O Piauí praticamente não registrou chuvas no mês de agosto, bem como no último trimestre. “Como consequência, houve uma expansão da seca fraca (S0) para o centro e oeste do estado. Não houve modificação nas áreas de seca moderada (S1) e grave (S2) no sul do estado. Os impactos são de curto e longo prazo (CL) no sul do estado e de curto prazo (C) nas demais áreas”, informa o monitor.

De acordo com Geraldo Magela, o governo estadual já está atendendo as cidades em situação mais crítica, enquanto o governo federal não libera a Operação Carro-Pipa.

“O que está acontecendo este ano não é diferente do ano passado. A situação é que já temos algumas regiões com dificuldade da água e a gente já está atendendo com o carro-pipa em algumas regiões. Estamos solicitando ao governo federal a liberação da operação Carro-Pipa federal. É uma operação que já acontece há alguns anos. Enquanto não consegue a operação, estamos atendendo as regiões mais críticas”, informa o secretário.

“O Nordeste tem a região de semiárido mais povoada da terra. A gente vem convivendo e melhorando ao longo dos anos e com ações governamentais a situação dessa população”, lembra Magela.

Cidades em processo para decretar emergência:

Acauã  Alagoinha do Piauí  Alegrete do Piauí  Avelino Lopes  Belém do Piauí  Bonfim do Piauí  Caldeirão Grande do Piauí  Campo Alegre do Fidalgo  Capitão Gervásio Oliveira  Caracol  Curimatá  Dom Inocêncio  Fartura do Piauí  Francisco Macedo  Francisco Santos  Fronteiras  Guaribas  Jurema  Jacobina  Júlio Borges  Lagoa do Barro do Piauí  Massapê do Piauí  Monsenhor Hipólito  Morro Cabeça no Tempo  Padre Marcos  Pio IX Queimada Nova  São Braz do Piauí  São Raimundo Nonato  São Julião  Várzea Branca Caridade do Piauí Marcolândia Anísio de Abreu Paulistana Curral Novo Coronel José Dias Dirceu Arcoverde Simões Betânia São Francisco de Assis Vila Nova

Hérlon Moraes herlonmoraes@cidadeverde.com