População fecha PI-130 e reivindica ônibus

A população da cidade de Nazária fechou um trecho do quilômetro 26 da PI-130, na manhã desta terça (3), em protesto contra uma decisão da Secretaria Estadual de Transportes que proibiu a empresa Transcol de fazer o trajeto até o município. Os populares tomaram a pista e fizeram uma barricada com galhos de árvores, carroças e bicicletas.  

Nazária era atendida apenas pela empresa intermunicipal S. Soares. A partir do último dia 21 de fevereiro, a empresa interurbana Transcol começou a fazer linha até a cidade, mas foi impedida de continuar a fazer o trajeto por uma liminar da Secretaria de Transporte na manhã de hoje, o que acabou revoltando os nazarenses. O motivo alegado é que a empresa não tem autorização para transitar no município.  

“A S. Soares tem uns ônibus ruins, barra os idosos e deficientes que tinham passe livre. A Transcol melhorou o serviço”, afirma o presidente da Associação dos Moradores do Parque Vitória.

Segundo o vereador Adriano Cleiton (PTB), mesmo a empresa S. Soares não estava autorizada a circular até a cidade. “A população quer é concorrência. Quanto mais empresas vierem para cá, melhor”, acredita.

ProvidênciaPara liberar a rodovia, Valdir Chaves, representante da Secretaria de Transportes, afirmou que a Transcol poderá circular até a quinta-feira (5) mas terá que conseguir o alvará para poder continuar atuando depois disso novamente.

O prefeito de Nazária, Ubaldo Nogueira (PTB), chegou ao local da barricada por volta do meio-dia com o alvará de autorização para duas empresas.   Deficientes visuais participaram da manifestação.   Este senhor colocou a própria bicicleta para formar a barricada. O prefeito Ubaldo Nogueira chegou ao fim da manifestação.   Flash e fotos de Naruna Brito Redação Carlos Lustosa Filho redacao@cidadeverde.com
Tags: