Vereadora quer que bancos instalem câmeras pelas ruas

Um projeto polêmico que será apresentado na Câmara Municipal de Teresina pela vereadora Teresa Britto (PV) pretende dar mais segurança aos usuários dos Bancos e instituições financeiras em Teresina. A proposta determina a instalação de câmera de vídeo na área externas desses estabelecimentos.

A vereadora Teresa Britto informou que cada entidade deverá instalar, no mínimo, três câmeras nos setores de entrada e saída. O crescimento de crimes relacionados a Bancos e instituições financeiras motivou a elaboração desse projeto. Além disso, a parlamentar criticou os poucos investimentos dos bancos voltados para seus clientes e o não cumprimento das leis municipais por essas instituições.

“Se não fossem as leis municipais não poderia haver cobrança do Poder Público. Percebemos que essas instituições não cumprem o que determina a lei na melhoria de suas instalações internas. Não justifica as instituições financeiras não prestarem o melhor conforto aos seus usuários. A região dos Bancos e Financeiras é muito visada por criminosos, e esse projeto deverá garantir um reforço na segurança dessas entidades”, ressaltou a vereadora.

As gravações dos locais ocorrerão 24 horas por dia e devem estar à disposição do Poder Público. Caso a lei seja aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito de Teresina, as câmeras devem ser instaladas em 90 dias após a publicação da nova legislação.

Os estabelecimentos que recusarem o cumprimento da lei receberão multa, por dia, de R$ 500 por câmera não instalada. Segundo Teresa Britto, vários bancos não cumprem as determinações de leis municipais, como a que regulamenta o tempo de espera nas filas e a instalação de bebedouros na área interna.

redacao@cidadeverde.com

Tags: