Nos 50 anos da UFPI, reitor relata dificuldades em meio a cortes

Os ex-reitores da Universidade Federal do Piauí foram homenageados em uma solenidade que marco os 50 anos da instituição. Em evento realizado na manhã desta segunda-feira (01), o reitor Gildásio Guedes homenageou algumas das personalidades que contribuíram com a construção da universidade ao longo dos anos. 

“O objetivo é homenagear nossos ex-reitores como pessoas ilustres, como professores eméritos da Universidade Federal do Piauí, pelos relevantes serviços prestados quando foram reitores. Estamos trazendo nossos ex-reitores para serem homenageados nesse dia. No dia em que a UFPI completa 50 anos”, disse o reitor. 

Em meio às festividades, Gildásio falou do momento de dificuldade financeira vivida pela Universidade Federal. Segundo ele, os cortes chegam a 16%.    “O desafio é grande. Vamos tentar de todas as formas manter os atuais serviços da universidade com a qualidade que é peculiar. Tivemos uma redução de 16% nos recursos destinados a operacionalização da universidade como um todo. Tudo isso nos deixa pensando. Tem dias que nem dormimos direito pensando em como cortar recursos. Já temos um orçamento que não é possível cumprir todo. Quando se corta 16% é doloroso”, disse.

Gildásio Guedes afirma que a gestão da universidade fará uma análise para redução dos gastos com custeio. “Teremos que analisar todo o custeio como limpeza, água, energia, telefone, serviços menores, manutenção de laboratórios. Todo custeio será analisado para que possamos definir com sensatez onde deveremos cortar”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa (MDB). Segundo o reitor, a universidade busca parcerias com a prefeitura.

“Queremos parcerias para criar um parque ambiental dentro da universidade. Depende da prefeitura. Queremos criar uma creche e fazermos outras parcerias na formação de recursos humanos, na qualificação de professores e técnicos”, afirmou. 

Lídia Brito redacao@cidadeverde.com