PF investiga empresários em Teresina suspeitos de esquema com 6 mil testes rápidos

Operação da Polícia Federal do Maranhão cumpriu mandados judiciais contra empresários em Teresina suspeitos de participação em um esquema que envolve a compra de 6 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19, no valor total de R$ 960 mil. No foco da operação Estoque Zero, a cidade de Pinheiro-MA estaria no centro de um esquema criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais. 

"Os elementos colhidos pela equipe policial revelaram que funcionários da Secretaria de Saúde e Saneamento de Pinheiro-MA, em conluio com empresários de Teresina-PI, simularam a compra e venda de testes rápidos, por meio da contratação de empresa de fachada que não forneceu o objeto pactuado", informou a PF do Maranhão. 

Ao todo foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, quatro mandados de constrição patrimonial e um mandado de suspensão do exercício de função pública. No total, 30policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal de São Luís-MA que decorreram de representação da Polícia Federal.

"Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, peculato, lavagem de capitais  e associação criminosa", reiterou a PF.

A denominação “Estoque Zero” faz referência à inexistência da mercadoria objeto do contrato, tendo em vista que a empresa não possuía sequer uma única unidade de teste rápido em seu estoque na época da suposta venda.

Aoperação da Polícia Federal contou com o apoio da Controladoria-Geral da União. 

 

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com