Cuidados necessários antes de consumir suplementos alimentares

Dados do Ministério da Saúde demonstram que 40% dos brasileiros estão acima do peso. Para escapar deste grupo, existe uma parcela na população que pratica regularmente atividade física, assim como mantém uma dieta equilibrada, buscando assim a desejada qualidade de vida. Na busca por resultados rápidos e significativos outros acabam optando pelo consumo de suplementos sem a recomendação de um médico especializado.

Assim como a obesidade, essa atitude também pode causar problemas para a saúde. Por isso, é preciso contar com o acompanhamento de um profissional antes de acrescentar na dieta qualquer produto.

Orientação

Como o próprio nome já diz, os suplementos alimentares são indicados para complementar uma dieta balanceada. Eles não servem como substitutos para a comida. Em linhas gerais, esses produtos devem ser usados para acrescentar determinados nutrientes na dieta quando estão em falta.

Para identificar a carência destes nutrientes no organismo, o médico solicita a realização de alguns exames. Com essas informações à disposição, o profissional consegue fazer a indicação correta, na dose necessária. Dessa forma, os resultados são obtidos e a saúde preservada.

Quando consumidos sem os critérios necessários, os suplementos podem causar resultados indesejados, além de prejudicar a saúde, causando problemas nos rins e fígado, por exemplo.

Quando utilizados corretamente, os suplementos podem beneficiar a dieta. Entretanto, tornam-se desnecessários em determinados casos, prejudicando até mesmo a saúde. Por isso, é necessário contar com o acompanhamento de um médico o nutricionista para não enfrentar problemas.

 

Estadão Conteúdo