Vigilância alerta para compras de produtos da Semana Santa

Todo cuidado é pouco na hora de comprar produtos para serem consumidos na semana santa. O que é para ser uma festa em família pode se tornar uma grande dor de cabeça. O alerta é dos técnicos da Gerência de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Teresina. Eles estão fiscalizando os principais pontos de vendas de produtos consumidos neste período para evitar prejuízos à população.

Entre as preocupações da Vigilância Sanitária municipal estão produtos como o bacalhau, a sardinha, o macarrão, os ovos e os peixes em geral, que são vendidos nos mais variados locais por toda a cidade, muitas vezes sem as menores condições de uso. Para evitar os riscos aos consumidores, operações de surpresa estão sendo realizadas em diversos locais.

 Os fiscais alertam a população para, na hora da compra, levar em conta alguns cuidados básicos. Ao comprar bacalhau, por exemplo, o consumidor deve escolher um produto sem umidade, com carne e pele firmes, que não apresente manchas rosadas ou avermelhadas.

No caso de comprar ovos, deve ser verificada a data de validade, o selo de inspeção, se tem a casca íntegra, sem manchas de sangue ou fezes. As latas de sardinha não podem estar amassadas, enferrujadas ou estufadas e nos peixes congelados deve-se verificar se não estão amolecidos, enquanto os peixes refrigerados devem ter olhos brilhantes, salientes, guelras avermelhadas, escamas aderidas, odor suave e carne firme.

Outra recomendação dos técnicos sanitários da Prefeitura de Teresina aos consumidores é que, na hora das compras, devem carregar o carrinho com os frios por último.

Nos peixes refrigerados, eles devem colocar um pouco do gelo no saco para o transporte até em casa. Por último, o consumidor deve lembrar sempre que um produto congelado, uma vez descongelado, não pode ser recongelado.

redacao@cidadeverde.com

Tags: