Teresina não registra casos de Influenza H1N1 no primeiro semestre de 2021

Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) mostram que Teresina não registrou casos positivos de influenza H1N1 no primeiro semestre deste ano. O levantamento foi feito a partir de análises das amostras de casos suspeitos de síndrome respiratória enviados ao Laboratório Central do Piauí (Lacen). 

Para a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba, o dado não é reflexo apenas da vacinação contra a H1N1, mas também pode ser explicado pelo maior cuidado que os teresinenses passaram a ter no uso de medidas de proteção. "Não só a vacina está dando a sua resposta, como também os cuidados que a população está sendo estimulada, como usar as máscaras, lavar as mãos, não tossir sem máscara. Isso deve ter influenciado para esse negativo de H1N1", avaliou.

Apesar dos números animadores, Amariles Borba alerta que é importante continuar seguindo os cuidados. "Os cuidados que a gente chama de higiene doméstica é preciso continuar, porque lhe protege não só das infecções respiratórias como também das doenças infecciosas", destacou. 

Ao todo, 2265 amostras foram analisadas e somente 145 tiveram resultado positivo para algum tipo de síndrome gripal, o que mostra que também houve redução na atuação dos outros vírus. 

Casos de síndromes gripais - 1º semestre 

Rinovírus(resfriado comum) - 79 Vírus Sincicial Respiratório - 61 Bocavírus - 3  Enterovírus - 2  Parainfluenza 1,2,3 e 4 - 0 Influenza B - 0  Influenza A/H1N1 -0 Adenovírus - 0

 

Natanael Souza redacao@cidadeverde.com