Assembléia discute extração de pedras em terras piauienses

A Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, da Assembléia Legislativa, discutiu na tarde desta terça-feira (31), em audiência pública presidida pelo deputado Ismar Marques, do PSB, o problema de extração de pedras nos municípios de Juazeiro e Castelo do Piauí, na região Norte do estado, com  destaque para a denúncia de conflitos registrados entre trabalhadores, empresários e proprietários rurais.  

Muitos conflitos já foram registrados na região, principalmente porque os proprietários rurais reclamam que suas terras são frequentemente invadidas por pessoas que praticam a extração de pedras e o deputado Ismar Marques resolveu promover esta audiência pública, para que as partes coloquem seus argumentos e por este caminho seja encontrada uma solução.

Os ambientalistas, por exemplo, reclamam que o meio ambiente está sofrendo uma grande agressão, porque grandes escavações são ali promovidas, arrancando a vegetação, sem uma programação de recuperação das áreas degradadas, o que representa um grande perigo para o futuro.

Por outro lado, os empresários responsáveis pelo extrativismo na região alegam que as pedreiras existentes na região não foram atingidas nem em dez por cento e que não existe devastação na área. Por outro lado, a atividade emprega um bom número de trabalhadores, o que é importante para os nossos dias, principalmente quando o desemprego é um grande problema.

A verdade é que o extrativismo de pedras na região está causando preocupação aos vários segmentos da sociedade e agora o Poder Legislativo, como tem feito em várias outras oportunidades, entrou na discussão para tentar uma solução negociada que evite perdas para a sociedade de um modo geral.   Fonte: Alepi
Tags: