Economista orienta como lidar com aumentos da gasolina e gás de cozinha

 

 

Os constantes aumentos dos combustíveis e do gás de cozinha têm causado impacto no orçamento dos brasileiros nos últimos meses. O economista Francisco Sousa explica que os aumentos estão diretamente ligados a questões como preço do mercado internacional e alta do dólar. 

O especialista ainda alerta que diante do cenário é preciso buscar alternativas e não colapsar o orçamento mensal. 

“Os gestores da Petrobrás estão seguindo o modelo de gestão que segue os preços do mercado internacional. Como o preço do mercado internacional tem se elevado bastante, tem sido repassado esse preço, considerando também essa desvalorização do real perante o dólar, e chegando aqui, na ponta, ao consumidor um preço bem elevado. Isso torna mais difícil a vida do brasileiro, já que você leva em consideração o preço do mercado internacional, mas a questão da renda histórica do brasileiro foi muito afetada. Você tem o aumento do custo de vida, mas você não tem o aumento da renda para acompanhar esse custo”, destacou. 

O economista ainda apresentou sugestões que podem ser adotadas para garantir um pouco de economia na hora de utilizar itens como gasolina e gás de cozinha. “

“A alternativa é reduzir o uso do veículo, ou para quem presta serviço, aumentar o preço do serviço. O gás de cozinha também tem seguido essa mesma metodologia de reajustes. A dona de casa tem que buscar alternativas de reduzir o consumo. Evitar estar desperdiçando esse gás, buscar alternativas de usar da melhor maneira possível esse gás”, orientou.

 

Natanael Souza redacao@cidadeverde.com