Professores avaliam questões do primeiro dia de provas do Enem

 

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio teve saldo positivo na avaliação de professores que atuam na preparação dos estudantes. As provas de Linguagens e Ciências Humanas foram bem avaliadas, assim como a Redação, que teve com tema “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

De acordo com o professor de língua portuguesa, Aílton Cerqueira, do colégio Diocesano, o tema escolhido para a prova de Redação desse ano foi trabalhado em sala de aula e possibilitou uma série de reflexões a serem trabalhadas no texto. 

“Tema muito bom para ser trabalhado, tema oportuno. Todas as questões que têm esse vínculo com a cidadania são bem valiosas, tanto para a formação do estudante, quanto para a prática da prova, para avaliar o grau de conhecimento dele sobre a língua portuguesa e a realidade que estamos inseridos”, avaliou o professor. 

Entre as possibilidades que poderiam ter sido trabalhadas pelos alunos, Aílton Cerqueira destaca a relação entre a importância do registro civil e as garantias estabelecidas pela  Constituição de 1988. 

Geografia 

O professor de Geografia do colégio Diocesano, Iolando de Castro, também avaliou positivamente a prova de Ciências Humanas. “A prova foi muito boa, dentro do que a gente já esperava”, destacou o professor, ao lembrar que temáticas como meio ambiente e redes sociais marcaram presença nas questões. 

 

Natanael Souza redacao@cidadeverde.com