Piauí tem 80% das cidades sem mortes por Covid-19 nos últimos 15 dias

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/ Estadão conteúdo

Nos últimos 15 dias, 198 dos 224 municípios do estado do Piauí não registram mortes por Covid-19. O número corresponde a 80% das cidades piauienses. A informação é de um levantamento realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O levantamento também mostrou que pelo menos 101 cidades do estado não tiveram notificação de casos novos nos últimos 15 dias (45% do total de municípios).

Por outro lado, sete cidades do Piauí apresentam taxa de incidência de casos novos neste período superior a 500 casos por 100 mil habitantes. 

São elas, em ordem decrescente:

Hugo Napoleão (taxa de 1.521,8); São José do Peixe (taxa de 854,47); Demerval Lobão (taxa de 651,7); Agricolândia (taxa de 564,31); Milton Brandão (taxa de 529,26); Curralinhos (taxa de 517,67); Assunção do Piauí ( taxa de 509,81).

O professor e pesquisador, Emídio Matos, doutor em Ciências Biomédicas e membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Ufpi, avaliou que os dados mostram uma melhora do cenário da pandemia no estado.

O professor destacou ainda que na medida em que avança a imunização no território, o número de casos apresenta uma redução. Porém, ressaltou o surgimento de surtos de infecção por coronavírus e frisou a necessidade de que sejam mantidas as medidas de distanciamento e vigilância sanitária. 

“80% das cidades não registraram óbitos nos últimos 15 dias, o que é um dado muito importante, mostrando que o adoecimento grave, o óbito, de fato, está reduzindo. Mas, por outro lado temos ainda cidades apresentando surtos de casos, a exemplo dessas sete, o que requer um aumento da vigilância em saúde, epidemiológica para identificarmos as causas”, explicou.  

Paula Sampaio  redacao@cidadeverde.com