Produtores de soja querem solução para disputa de terras

250 famílias e 94 produtores agrícolas da cidade de Baixa Grande do Ribeiro estão pedindo a ajuda do governo do Estado para solucionar um impasse sobre a disputa da propriedade de mais de mais de cem mil hectares entre eles e as empresas holandesas Sorativa Agroindustrial e Economias Agropecuárias Ltda.

Essa briga remete ao ano de 2005 quando o governo do Estado criou uma lei para permitindo dando a autorização aos agricultores oriundos do Paraná para a produção de grãos no município. As empresas holandesas vizinhas à região afirmaram que eram proprietárias das terras, já o governo piauiense diz que as terras são públicas. O impasse ocorre desde 2006.  

Com o processo no judiciário, em outubro de 2008, o governo do Estado recebeu uma liminar favorável aos produtores. Em dezembro foi a vez das empresas ganharem a posse das terras de volta. Em fevereiro a Justiça foi a favor dos colonos novamente e na última semana, os grupos empresariais da Holanda ganharam nova liminar.

Segundo o presidente da cooperativa dos cerrados piauienses (Coopercerrado), Hiberaldo Dotto (foto), os produtores já foram ameaçados pelas duas empresas que teriam enviado helicópteros para fazer vôos rasantes na região. “Nos últimos dois anos não conseguimos fazer nada. Tivemos um prejuízo de pelo menos 20 milhões de reais”, calcula Dotto que solicitou uma audiência com o governador Wellington Dias.  “Queremos algo decisivo que nos dê tranqüilidade pra trabalhar. A velocidade com que estas empresa conseguem as liminares mostra o grande poderio que elas têm”.   Áreas que estavam sendo preparadas para o cultivo de soja e arroz por produtores.   Flash de Caroline Oliveira (direto do local) Redação: Carlos Lustosa Filho redacao@cidadeverde.com
Tags: