Piauí tem mais de 760 mil “faltosos” que não tomaram a terceira dose contra Covid

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Piauí tem registrado um alto número de faltosos que não tomaram a dose de reforço, que oferece uma proteção maior contra a covid-19. São 768.579 mil pessoas que não aplicaram a terceira imunização, segundo dados do painel Covid-19 desta sexta-feira (20).

Em relação a população que está apta ser vacinada contra a doença, do público acima de 5 anos, 67,39% já aplicaram o primeiro reforço, ou seja, 1.588.601 milhão de pessoas.

No estado, a aplicação da primeira dose de reforço está liberada para toda a população acima de 18 anos. A segunda dose de reforço também já foi liberada para esse mesmo público, desde que tenha completado quatro meses ou mais da aplicação da última vacina.

O secretário de Saúde, Neris Júnior, alertou a população sobre a necessidade de continuar com a vacinação, pois o reforço é uma forma de ampliar a proteção contra a doença.

Fonte: Painel Covid Piauí

“Já está comprovado cientificamente a importância da dose de reforço para proteger contra o vírus, que causa Covid-19, e suas variantes. Por isso chamamos todos os piauienses, que estão no prazo ou atrasados para tomar suas doses, que procurem os postos de saúde de seus municípios e tomem seus imunizantes”, afirmou Neris Júnior.

No caso das crianças, elas devem tomar duas doses da vacina. Em relação a primeira dose já são 284.185 mil vacinados, e na segunda dose são 190.654.

“A vacina é segura e essencial para proteger nossas crianças e está liberada para todos acima de 5 anos. E pedimos mais uma vez, levem seus filhos para tomarem as vacinas”, disse o secretário.

Teresina

Neste sábado (21), a cidade de Teresina vai estar com 19 pontos de vacinação de crianças, adolescentes e adultos contra a Covid-19. Um ponto será no Teresina Shopping e 18 são em salas das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para a vacinação de crianças, de 5 a 11 anos, serão disponibilizadas 18 UBS, no horário de 8h às 17h, para aplicação da primeira e segunda dose. Para crianças, entre a primeira e a segunda vacinação, deve ser respeitado um intervalo de 28 dias para a Coronavac e 21 dias para a Pfizer.

Confira as UBS:  

Norte:

Buenos Aires Parque Brasil Cecy Fortes Valdinar Pereira  Nova Brasília

Sul:

Saci Monte Castelo Irmã Dulce Parque Piauí Porto Alegre

Leste: 

Cidade Jardim Satélite Santa Isabel Vila Bandeirantes

Sudeste:

Alto da Ressurreição  Parque Poti Renascença  Todos os Santos

No Teresina Shopping, vai ter um posto no edifício garagem (estacionamento do G3), das 9h às 17h. O local será destinado a adolescentes e adultos, contemplando todas as etapas da campanha:

1ª dose (12 anos e mais); 2ª dose (12 anos e mais); 1º reforço (18 anos e mais, com intervalo de 4 meses da segunda dose);  2º reforço (18 anos e mais, com intervalo de 4 meses da segunda dose).

 

Bárbara Rodrigues redacao@cidadeverde.com