Vacinação contra a covid, gripe e sarampo acontece no sábado (28); veja locais

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina abriu nesta quinta-feira (26), às 18h, agendamento para a vacinação contra a Covid-19, para aplicação da terceira dose, ou seja, a dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais.

O agendamento da vacinação pode ser realizado no site “Vacina Já”, onde deve ser escolhida a opção “Agendamento Dose de Reforço” e depois escolher o dia, o local e o horário para a aplicação.

Para receber a vacina é necessário um intervalo de quatro meses da segunda para a terceira dose. Também deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina, comprovando que já recebeu a primeira e a segunda dose.

Vacinação no final de semana

No próximo sábado (28), Teresina vai ter sete pontos para vacinação contra a covid, gripe e sarampo. O objetivo é dar uma oportunidade para as pessoas pertencentes aos públicos alvos que não têm disponibilidade durante a semana possam garantir suas doses.

Um dos pontos será no Teresina Shopping, do horário de 9h às 17h, no Edifício Garagem G3, onde serão aplicadas

Covid 1ª dose para pessoas com 12 anos ou mais; Covid 2ª dose com a vacina respectiva da primeira dose aplicada (12 anos e mais; Covid 1º reforço para pessoas com 18 anos e mais; Covid 2º reforço para pessoas com 18 anos e mais; Gripe, para os grupos prioritários.

Já no Hospital Universitário, será para crianças de 5 a 11 anos de idade, no horário de 9h às 17h, que vão ter a Coronavac e a versão pediátrica da Pfizer para aplicação da primeira e segunda dose da Covid-19. O intervalo entre a primeira e a segunda dose infantis adotado atualmente é de 28 dias para a Coronavac e 21 dias para a Pfizer.

Nas Unidades Básicas de Saúde do Parque Piauí, Porto Alegre, Parque Brasil, Santa Isabel e Renascença a vacinação será realizada no sábado (28) e no domingo (29), das 7h às 19h, para:

Covid 1ª e 2ª dose - crianças de 5 a 11 anos; Gripe - Grupos prioritários; Sarampo - Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Outras vacinas do calendário infantil e adulto.

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. No caso das crianças, elas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação. Grupos profissionais com direito à vacina da gripe devem apresentar um documento que comprove seu vínculo profissional, e pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico comprovando sua condição.

Bárbara Rodrigues (Com informações da FMS) redacao@cidadeverde.com