FestLuso começa dia 22 com espetáculos de 7 países em Teresina; veja programação

Foto: Ytallo Barreto

Lia de Itamaracá é uma das atrações

 

Tudo pronto para a 12ª edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) 2022, que acontecerá de 22 a 28 de agosto em Teresina. A capital do Piauí voltará, portanto, a ser a capital brasileira das artes de países falantes da língua portuguesa, com espetáculos de companhias piauienses, Pernambuco, São Paulo, além de Portugal, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, e de Angola. Uma das novidades do evento é a expansão da programação para grupos também da América Latina, como Argentina.

Francisco Pellé, um dos organizadores do festival da lusofonia, afirmou que uma das novidades é a ampliação da programação que estará mais descentralizada em palcos da cidade, entre eles o Theatro 4 de Setembro, Espaço Cultural Trilhos, CMEI Joel Mendes, Escola de Música de Teresina, Luxor Hotel, Espaço Cultural Osório Júnior e a volta de apresentações no Teatro Municipal João Paulo II. Além disso, uma programação musical específica e o programa formativo, com oficinas.

Como é característica do festival, a vasta programação novamente contará com espetáculos que fazem unir as culturas de artistas de diferentes países, fazendo uma imersão de trocas que misturam as artes cênicas de três continentes, América, Europa e África.

As apresentações serão gratuitas, porém com um número limite de espectadores e o uso de máscara será obrigatório. Para ter acesso a cada apresentação, o público deve chegar até meia hora antes para ter acesso à senha. No caso das oficinas, serão permitidas até 25 pessoas por turma.

Uma das atrações desta edição, será a estreia no Estado da rainha das cirandas, Lia de Itamaracá. A artista pernambucana ficou conhecida no Brasil e no mundo por ser referência de cantora de ciranda. Não à toa, os versos mais famosos do ritmo carregam o nome dela: “Essa ciranda quem me deu foi Lia que mora na Ilha de Itamaracá”. No entanto, além de cirandar, a artista também passeia por outras sonoridades da música popular nordestina e, sobretudo, pernambucana. A apresentação será no Espaço Cultural Trilhos, no próximo dia 27, às 22 horas.

Outro destaque será a performance de três atores lusófonos atuando juntos em “Encontro de Estórias”. Klemente Tsamba, de Moçambique, Adriano Reis, de Guiné Bissau, e Jacinto António Mango, de Cabo Verde, se apresentarão no Teatro Municipal João Paulo II, no dia 25, às 19 horas. Eles levarão ao público um diálogo performático da África que, recorrendo ao universo dos contos tradicionais de seus países de origem, se metamorfoseiam em matéria-prima flexível, na busca de novos paradigmas sobre o papel da oralidade na era contemporânea. O canto, a música e a dança resultam numa inesgotável fonte de jogos de contar histórias, no qual o público, por vezes, é convidado a interagir.

O Grupo Harém de Teatro, de Teresina, também fará sua segunda apresentação de estreia do espetáculo “Esperando Godot”, escrita pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett. A peça traz a narrativa de dois vagabundos que, enquanto esperam a inalcançável personagem do “Senhor Godot”, comem nabos e brincam com seus chapéus, enquanto fazem narrativas sobre suas vidas e os bons tempos onde eram felizes. Uma fábula de uma espera sem fim por alguém que nunca chega. É um testemunho contundente e arrasador do avanço do nazi-fascismo na Europa, que vem, de forma avassaladora, destruindo os melhores e maiores avanços e conquistas das sociedades modernas.

Com dramaturgia e encenação de Arimatan Martins, “Esperando Godot” tem no elenco os atores Francisco de Castro e Fernando Freitas.

Confira a programação:

Dia 22 de agosto (segunda-feira)

Abertura Oficial 19h – Estudo nº1: Morte e Vida – Grupo Magiluth – Pernambuco – Brasil Local: Theatro 4 de Setembro

21h – Show Gostosa Sensação – Jamile Jah Local: Espaço Cultural Osório Junior (Clube dos Diários)

Dia 23 de agosto (terça-feira)

9:30h – Rodas de Conversas: Relatos e Processos Local: Sala Metara (Luxor Hotel)

19h – Esperando Godot – Grupo Harém de Teatro – Piauí – Brasil Local: Teatro Municipal João Paulo II

21h – “4,5,4,3…Um passo por vez” – Cynthia Margareth/Aflorar Cultura – São Paulo – Brasil Local: Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos)

Dia 24 de agosto (quarta-feira)

9:30h – Rodas de Conversas: Relatos e Processos Local: Sala Metara (Luxor Hotel)

15h às 17h – Oficina Diálogos de Produção Local: Auditório Maestro Reginaldo Carvalho – Escola de Música de Teresina

19h – Hamlet Cancelado – Um solo de Vinícius Piedade – São Paulo – Brasil Local: Theatro 4 de Setembro

21h – Caso do Vestido – Coletivo CAPEMGA – Piauí – Brasil Local: Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos)

Dia 25 de agosto (quinta-feira)

9:30h – Rodas de Conversas: Relatos e Processos Local: Sala Metara (Luxor Hotel)

15h às 17h – Oficina Diálogos de Produção Local: Auditório Maestro Reginaldo Carvalho – Escola de Música de Teresina

19h – Encontro de Estórias – Klemente Tsamba, Adriano Reis e Atcho Express – MOÇAMBIQUE/GUINÉ BISSAU/CABO VERDE Local: Teatro Municipal João Paulo II

21h – Virgens à Deriva – COTJOC – Piauí – Brasil Local: Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos)

Dia 26 de agosto (sexta-feira)

9h – O Pega Sol – Grupo Harém de Teatro – Piauí – Brasil Local: CMEI Joel Mendes

9:30h – Rodas de Conversas: Relatos e Processos Local: Sala Metara (Luxor Hotel)

19h – Viejos(Velhos) – Sergio Mercurio – Argentina Local: Theatro 4 de Setembro

21h – Provavelmente Saramago – Vinícius Piedade /MUSGO – BRA/POR Local: Teatro Estação (Espaço Cultural Trilhos)

Dia 27 de agosto (sábado) – Local: Espaço Cultural Trilhos

20h – Grupo Afro Cultural Ylu Ayê 21h – Show Preto Kedé 22h – Show Ciranda Lia – Lia de Itamaracá

Dia 28 de agosto (domingo)

19h – Amêsa ou A Canção do Desespêro – Elinga Teatro – Angola Local: Theatro 4 de Setembro

O FestLuso 2022 tem realização do Grupo Harém de Teatro; patrocínio da Equatorial Piauí por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT – Governo do Estado do Piauí e Piauí 200. Apoio: Fundação Municipal de Cultura – FMC e Prefeitura Municipal de Teresina. Produção: Navilouca Produções.

 

Da Redação redacao@cidadeverde.com