Câmara vai ter Comissão de Habitação para evitar despejos em Teresina

Com o objetivo de buscar soluções para evitar o despejo de moradores de várias áreas de invasões, os vereadores Teresa Britto (PV) e R. Silva (PP) apresentaram uma emenda aditiva ao Regimento da Câmara Municipal de Teresina para criar uma comissão específica para tratar dos problemas de habitação na capital.

A proposta deve ser efetivada logo por causa das mais de 2.000 famílias que estão ameaçadas de despejo na cidade. Algumas já receberam inclusive a ordem de reintegração de posse, como a Vila Urbano Eulálio, onde se encontram mais de 400 famílias. O outro caso mais crítico é do Parque São Jorge, onde as famílias já receberam a decisão judicial para haver a reintegração, e apresentaram recurso.

A vereadora Teresa Britto informou que estão ameaçadas 700 famílias no parque Afonso Gil, 55 no loteamento Verde Lar, na Vila Santa Bárbara, e mais de 400 no Parque São Jorge. “A mediação dos vereadores ocorre através da visita às regiões para saber a atual situação judicial de cada área, e depois levar as propostas para Governo e Prefeitura para que comprem as terras”, afirmou.

Teresa Britto informou que várias áreas já foram estruturadas com vários serviços do poder público municipal, estadual e federal, como o Programa Saúde da Família, Abastecimento d’água, arruamento, fornecimento de energia elétrica, iluminação pública, dentro outros. Até o mês de dezembro de 2008 havia uma comissão provisória na Casa para tratar do assunto. Atualmente, a habitação é discutida pelos vereadores numa comissão de urbanismo, que é responsável por vários temas da cidade.   Da Redação readacao@cidadeverde.com
Tags: