Programa leva vitamina a 10.890 crianças e a mulheres no pós-parto

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A – “Vitamina A Mais” –, do Governo Federal, desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai beneficiar este ano 10.890 crianças de seis a 11 meses. Esta mesma meta foi estabelecida para 2008 pelo Ministério da Saúde e a FMS registrou mais de 95% de cobertura, beneficiando 10.377 crianças nessa mesma faixa etária.

A megadose de Vitamina A, oferecida a cada seis meses é também destinada a crianças de 12 a 59 meses. A meta para este ano é beneficiar 59.193 crianças na primeira dose e 35.515 na segunda dose, num total de 94.708, mesmos números de 2008. A FMS aplicou, no ano passado, a primeira dose em 30.854 crianças e a segunda dose em 21.161, alcançando os percentuais de 52.19% e 61%, respectivamente, de cobertura.

Mulheres no pós-parto imediato (puérperas) também são incluídas no programa. A meta do Ministério da Saúde para Teresina no ano passado era contemplar 9.500 mulheres, mas a FMS ultrapassou esse número e levou a megadose da vitamina a 14.562 puérperas, alcançando um percentual de cobertura de 153,28%. Além de Teresina, foram beneficiadas mulheres de outros municípios piauienses e de outros Estados.

Os dados foram divulgados pela coordenadora de Alimentação e Nutrição da FMS, nutricionista Edna Lima. Ela está apresentando essas informações às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de todas as coordenadorias regionais de saúde do município.

A exemplo do Bolsa Família na Saúde, que já ultrapassa a meta do Ministério da Saúde para Teresina, com mais de 81% de cobertura, o objetivo da FMS, segundo Edna Lima, é destacar o município entre aqueles com maior índice de cobertura também no Programa de Suplementação de Vitamina A, que é destinado aos Estados do Nordeste, Minas Gerais (municípios da Região Norte, Vales do Jequitinhonha e Murici) e ao Estado de São Paulo (municípios de Sumaré, Hortolândia e Nova Odessa).

Importância da Vitamina A

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a Vitamina A reduz em 23% a mortalidade infantil e em 40% a mortalidade materna. Também reduz a gravidade das infecções, como a respiratória aguda e a diarreia, mantém a saúde da visão e dos olhos e é fundamental para o crescimento saudável das crianças.

Além do aleitamento materno e consumo de alimentos que contenham esse nutriente, a melhor forma de prevenção é a administração de doses maciças de Vitamina A (megadoses) em crianças e mulheres no pós-parto imediato nas unidades de saúde, como vem ocorrendo em Teresina por intermédio da FMS.   Da Redação readacao@cidadeverde.com
Tags: