Brasileira de 23 anos vence o Miss Canadá

Palmeirense, paulista e com “jeitinho brasileiro”. Essas são três características da representante do Canadá no próximo concurso de Miss Universo, que acontecerá nas Bahamas, em 23 de agosto.

Você leu direito: do Canadá. Mariana Valente, de 23 anos, ganhou o concurso vencendo outras 56 concorrentes no Miss Canadá, no último dia 16, em Toronto, cidade em que mora desde os 12 anos.

Há 11 anos, Mariana saía de São José dos Campos, levada pelos pais para o Canadá. Então funcionário da Embraer, o pai havia conseguido um emprego na Bombardier.

“Naquela época, a única coisa que eu sabia falar em inglês era: ‘Eu não falo inglês’”, conta a miss, rindo, em entrevista ao G1 por telefone, com um português ‘limpo’ e ainda carregando nos ‘erres’ como uma boa paulista do interior.

Quando completou 15 anos, a brasileira que começava então a se adaptar à língua inglesa, ganhou o primeiro concurso de beleza, o Miss Brasil no Canadá. Em 2007, já com a cidadania canadense, foi a vencedora do Miss Latina Canadá. Daí, a carreira avançou.

“O que sempre tentei fazer foi ser eu mesma, sendo leal, sendo uma pessoa que realmente não está escondendo nada. Quero ganhar, mas quero me divertir, quero ter oportunidade de uma experiência nova. Mas claro que também tem muita coisa que ajuda, tem a resposta que teve uma reação muito positiva dos jurados e das pessoas que estavam assistindo. Claro que corpo ajuda também”, disse ela, dona de 1,75m de altura, 50 quilos, 86 centímetros de busto, 61 centímetros de cintura e 89 centímetros de quadril.  

“Eu sou eu mesma, não escondo nada no palco, eu tento me divertir”, diz. “Acho que ganhei por conta da minha resposta na parte da entrevista”, diz. A pergunta foi: “A crise tem te afetado?”

A resposta? Com a palavra, a própria Mariana: “A crise tem afetado não só a mim, mas o mundo inteiro. Quando a gente olha para o mundo do lado positivo, o mundo sempre teve que reajustar e lidar com situações difíceis e acho que essa é só mais uma situação difícil. Daqui a pouco vamos aprender com essa situação para os próximos anos.”

Preconceito?

O fato de ser brasileira não pesou contra Mariana no concurso nacional canadense. Segundo ela, muitas outras concorrentes também eram imigrantes ou filhas deles. “No Miss Canadá não tive, porque tem muita gente de outros países. A maioria das meninas do concurso era de outros países. Algumas eram nascidas aqui e os pais de outro país. E outras que os pais eram daqui mas elas tinham nascido em outro país. Aqui no Canadá é normal”, conta.

Faltando apenas mais um ano para se formar professora na Universidade de York, Mariana revela que seu sonho é dar aula de francês e também ter a sua própria escola. Mas os dois planos podem ser adiados justamente por conta da carreira de modelo e, claro, do Miss Universo. O momento agora é se preparar ao máximo para agosto, quando irá para as Bahamas disputar o concurso de Miss Universo.

A paulista Mariana aparece no telão durante o concurso (Foto: Divulgação/Miss Canadá)“A minha vida agora está uma doideira. A gente não para, é o tempo todo dando entrevista aqui e para a mídia estrangeira. Também estou me preparando, vou na academia, cuidar da pele, cuidar do cabelo”, disse ela, que já contratou um personal trainer. “Vou fazer também algo para a nutrição brevemente e ainda fazer curso de maquiagem, de cabelo”, disse ela, que vai essa semana para Miami (EUA) e Colômbia fechar patrocínios visando o Miss Universo. O próximo passo será dar uma passada no Brasil para aproveitar para obter trabalho tendo o visto de miss canadense.

Na academia, quer dar mais músculos para as pernas, “ficar mais durinha em alguns pontos”. “Meu ponto forte é a maneira como desfilo, e o jeito brasileiro sempre ajuda. Tenho um jogo de cintura que só o brasileiro tem. Mas quero me preparar mais para o concurso (Miss Universo), quero me atualizar ainda mais com o que acontece no mundo e nos outros países, não somente no Canadá”

Fonte: G1

 

Tags: