Comissão de auditoria inicia hoje análise de contratos e pagamentos da FMS

O procurador geral do município, Ari Ricardo, informou que a comissão de auditoria criada pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) inicia nesta sexta-feira (27) o trabalho de análise dos contratos e pagamentos realizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O grupo, composto por sete servidores de carreira da prefeitura, foi instituído para apurar as denúncias realizadas pelo vice-prefeito Robert Rios.

"Ainda hoje terá o ato de instalação dessa comissão e designação de alguns procedimentos que a gente vai adotar. O cronograma de trabalho já vai ser iniciado hoje", destacou.

Segundo o procurador, comissão vai mapear todo o sistema de licitação, compras e despesas da FMS. O objetivo é verificar se os procedimentos seguiram o que determinam a legislação 

“Todo esse processo é muito bem regulamentado, tanto por legislações nacionais, como normas locais, e tem que seguir um rito. O papel dessa comissão tem como objetivo ver o que aconteceu de errado, dar sugestões de melhorar esse sistema de controle interno e de governança da fundação, e também, identificando essas falhas, apurar bem isso. Se for o caso, instalar tomadas de contas especiais para cada fato e dar essa resposta para os órgãos de controle e para a sociedade”, explicou Ari Ricardo. 

A comissão foi instalada após as denúncias realizadas pelo vice-prefeito Robert Rios, entregues para os vereadores na Câmara Municipal. Nas denúncias, o vice-prefeito afirma que despesas no valor de R$ 83 milhões foram pagas pela Fundação Municipal de Saúde sem o prévio empenho. 

Segundo o procurador geral do município, o resultado da auditoria será entregue aos órgãos de controle.  Em caso de irregularidade encontrada, os servidores envolvidos poderão responder administrativamente. 

Membros da comissão: 

Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira - Procurador-Geral do Município Ricardo Teixeira de Carvalho Júnior - Auditor-Fiscal da Receita Municipal Esdras Avelino Leitão Júnior - Auditor-Fiscal da Receita Municipal José Maria de Moura e Vasconcelos - Auditor-Fiscal da Receita Municipal Valber de Assunção Melo - Advogado da FMS Bruna Sullivan Rodrigues da Silva - Chefe de Gerência Executiva da FMS (Gerência de Contabilidade) Daniel Medeiros de Albuquerque - Procurador Municipal

 

Natanael Souza redacao@cidadeverde.com