Estudo vai nortear projeto para contenção de dunas em todo litoral do Piauí

Foto: divulgação Codevasf-PI

Um estudo vai nortear a execução de projeto para contenção de dunas em todo o litoral do Piauí. O  superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf-PI), cita que a proposta semelhante foi executada em 131 hectares no município de Ilha Grande do Piauí e já apresenta resultados positivos. 

Foto: divulgação Codevasf-PI

“Tivemos a ajuda de toda a população nessa fase, que consistiu no cercamento da área, aplicação de biomantas de fibra de coco, transplantio de capim-açú e plantio de mudas nativas. Como impacto positivo do bloqueio do processo erosivo, temos a preservação de um dos braços do rio Parnaíba que cruza a região”, explica Marcelo Filho.

Foto: divulgação Codevasf-PI

Na primeira etapa do projeto foram investidos mais de R$ 2 milhões via Codevasf e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) que, nesta terça-feira (25), discutiram a ampliação do projeto de contenção de dunas para todo o litoral do Piauí com representantes dos dois órgãos, além do deputado estadual Dr. Hélio e técnicos do setor. 

Foto: divulgação Codevasf-PI

A ideia do estudo é nortear a próxima etapa dos trabalhos em uma área de elevado impacto social, tendo em vista que também protege residências e perímetro comercial.  O secretário da Semarh ressalta o termo de compromisso entre o órgão estadual e a Codevasf para ações de preservação do meio ambiente, além de avaliar a ampliação do projeto de contenção de dunas.

 “Destacamos a experiência da Companhia de já ter feito o projeto dessa iniciativa entre 2011 e 2016. O objetivo é ampliar esforços do Governo do Estado para retomá-lo agora em larga escala contemplando todo o litoral, como Macapá, Luís Correia e demais localidades”, disse Daniel Oliveira. 

Foto: divulgação Codevasf-PI

 

Da Redação redacao@cidadeverde.com