“Momento de celebração e reflexão”, diz governador Rafael Fonteles sobre 7 de setembro

 

O governador Rafael Fonteles acompanha o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro que acontece nesta manhã na Avenida Marechal Castelo Branco. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o chefe do Executivo Estadual disse que o momento é de celebração e reflexão. 

“É realmente um momento muito especial como governador, a primeira vez celebrando esse dia tão importante para o Brasil, de celebração do que já conquistamos enquanto povo brasileiro, mas também um momento de reflexão sobre os desafios que ainda temos para garantir uma vida digna para milhões de brasileiros”, complementou. 

O gestor ainda citou e reforçou o pronunciamento do presidente Lula realizado ontem (06) e destacou o sentimento de orgulho dos brasileiros nesta data.   

“Mas um momento de termo esse orgulho resgatado, aqui temos certamente a participação de crianças e jovens, além das forças de segurança, as Forças Armadas do Brasil que tanto serviço tem prestado ao povo brasileiro ao longo desse tempo. Então, eu estou muito feliz e como disse o presidente Lula no depoimento histórico de ontem, precisamos garantir novas independências para o nosso povo, mas nessa linha desse nosso estado de bem-estar social. Então momento de celebração e também de reflexão”, reforçou Rafael Fonteles. 

Foto: Gorete Santos/TV Cidade Verde 

Em homenagem ao 201º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, o desfile terá 5 mil pessoas marchando com a expectativa de 30 mil expectadores.

Ao todo, mais de cinquenta instituições participam do evento, dentre elas, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, 25º BC, 2º BEC e o Regimento da Polícia Montada da PM-PI.  Pelotões mirins irão abrir o desfile, com mais de 1.200 crianças e adolescentes.

Mais de 500 policiais militares fazem a segurança do local. O desfile conta ainda com o apoio de ambulâncias do SAMU, do Hospital da Polícia Militar (HPM), do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros.

Vias interditadas 

Devido a solenidade, algumas vias da capital estão interditadas. Toda a extensão da Av. Marechal Castelo Branco, a Av. São Raimundo no sentido Sul-Norte e as vias adjacentes a estas serão fechadas para a realização do desfile. 

Diante disso, é recomendável que o público que vier da zona Norte estacione seus veículos nas proximidades da Ponte Estaiada. Já aqueles que vierem da zona Sul devem estacionar próximo à maternidade Evangelina Rosa. A partir disso, devem seguir ao local do desfile a pé, considerada a melhor forma pela organização do evento.

Confira o cronograma de execução da solenidade:

07:15 – Hasteamento das Bandeiras;

07:20 – Fogo Simbólico da Pátria;

07:30 – Apresentação da Tropa;

07:45 – Início do Desfile;

10:00 – Previsão de Término do Desfile.

 

 

Rebeca Lima redacao@cidadeverde.com