Com estoque baixo de sangue negativo, Hemopi faz campanha para reforçar doações no estado

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realiza uma campanha para reforçar a doação de sangue no estado, principalmente do fator Rh negativo, que apresenta estoque baixo no momento.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o coordenador do ciclo de sangue no Hemopi, Oberdan Torres, destacou que o tipo sanguíneo negativo precisa ter uma reserva estratégica por ser mais raro.

"Nosso estoque é rotativo e tem dias em que temos um estoque de sangue adequado e, às vezes, é alerta. Principalmente os sangues do tipo negativo, o O-, o A-, o B- e o AB-, precisam ter um estoque estratégico. Pedimos e convidamos toda a população em geral para fazer essas doações, não só esses tipos negativos, mas qualquer tipo de sangue. Quanto mais preparado estiver nosso estoque, melhor poderemos atender as intercorrências", disse.

O Hemopi em Teresina funciona de segunda à sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até às 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda à sexta de 7h30 às 18h.

Quem pode doar sangue:

Para doar sangue, o doador precisa preencher uma série de requisitos, incluindo uma idade mínima para ter feito a primeira doação. Confira:

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pesar no mínimo 50 kg; Estar alimentado, não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). Serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

Quem não pode doar: 

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade; Mulheres grávidas ou em amamentação exclusiva; Quem passou por cirurgia cardíaca; Quem teve câncer; Quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses; Usuários de drogas; Pessoas com HIV, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Antes de doar:

Dormir bem a noite anterior à doação; Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação; Alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso; Aguardar 2 horas após o almoço, para doar; Não fumar 2 horas antes e 2 depois da doação; Procurar ficar tranquilo e relaxar.