Piauí tem alertas de perigo de baixa umidade para 189 municípios e ventos costeiros no litoral

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (15), três novos alertas para cidades do Piauí. Além da baixa umidade do ar em quase todo o estado, o órgão informou o perigo potencial de ventos costeiros no litoral. 

A previsão para 189 cidades piauienses é que a umidade relativa do ar varie entre 30% e 20%. O nível de umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve variar entre 50% e 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A situação é mais critica nos municípios de Avelino Lopes, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá, Riacho Frio e Sebastião Barros, onde o índice de umidade do ar pode chegar aos 12%.

Problemas decorrentes da baixa umidade do ar:

Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; Sangramento pelo nariz; Ressecamento da pele; Irritação dos olhos; Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. Neste sentido, a orientação é que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, faça uso de hidratante para a pele e umidifique o ambiente. 

Cuidados a serem tomados:

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; Consumir água à vontade.

Já para as cidades de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba, na região do litoral, o Inmet mantém o alerta para ventos costeiros que podem ocasionar a movimentação de dunas sobre construções na orla.