VÍDEO: Ucrânia faz ataque kamikaze com avião para explodir fábrica na Rússia

 

Russian media report a drone attack on Elabuga in Tatarstan, Russia. There is an assembly plant for the production of Iranian Shahed drones in Elabuga. The city is located 1,200 km from the border with Ukraine. pic.twitter.com/57AT2UubbU

— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) April 2, 2024

 

Um ataque kamikaze ucraniano contra um complexo industrial na República russa do Tartaristão deixou 12 pessoas feridas na tarde desta terça-feira (2). Foram atingidas as instalações de uma das principais refinarias do país e uma fábrica responsável por construir drones Shahed, projetados pelo Irã.

Para a ação, a Ucrânia utilizou um avião modificado para voar sem piloto e lotado de explosivos. Imagens do momento do ataque circularam nas redes sociais.

As instalações ficam localizadas nas cidades de Yelabuga e Nizhnekamsk, localizadas a mais de 1.200 quilômetros do leste da Ucrânia. O país não reivindicou a autoria, mas, se confirmada, será o contra-ataque mais profundo de Kiev em território russo desde o início da guerra, há mais de dois anos.

O Tartaristão é conhecido por ser uma das mais desenvolvidas unidades da Federação da Rússia. A refinaria de Nizhnekamsk, por exemplo, representa 2,6% do refino total de petróleo da Rússia.

Segundo as autoridades locais, o ataque teria sido frustrado pelas defesas aéreas. Já o prefeito de Yelabuga, onde fica localizada a planta industrial responsável pela montagem de drones iranianos, informou que a ação não interrompeu a produção.

A ação de hoje faz parte de uma série de ataques recentes da Ucrânia contra a Rússia. Anteriormente, o país já lançou ataques de drones em São Petersburgo e arredores.

Fonte: Sbt News