Seduckathon: equipe desenvolve site com IA para aconselhar alunos sobre saúde emocional

Fotos: Fernanda Ito Ota/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

O Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora do Patrocínio, localizado em Pio IX, a 434 km de Teresina, está desenvolvendo um site que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para ajudar alunos com problemas relacionados à saúde mental.O time está na última fase da competição do Seduckathon, que vai que vai dar oportunidade a 30 estudantes e 6 professores de fazerem um intercâmbio para os Estados Unidos e Coreia do Sul. 

O professor Diógenes Vieira, técnico da equipe, conta que a ideia surgiu após os efeitos da pandemia no equilíbrio emocional dos alunos.

“A gente percebeu que após a pandemia, os jovens estudantes apresentaram diversos problemas no âmbito emocional e a gente teve a ideia de tentar resolver com Inteligência Artificial. Então a nossa proposta é fazer um site onde os estudantes vão receber aconselhamento através da inteligência artificial, vão relatar os problemas, e a inteligência vai fazer um aconselhamento com eles. Ao término da consulta, digamos assim, eles têm a opção de agendar um atendimento presencial no colégio”, explicou.

Diógenes Vieira destacou ainda que durante o processo da competição, os principais desafios foram o nivelamento dos alunos em relação ao conteúdo de programação e deslocamento, já que alguns deles moram na zona rural de Pio IX.

“A dificuldade que a gente teve foi que o processo foi muito rápido e a gente já tem alunos que já têm experiência e outros que estavam começando, então a gente teve que fazer um nivelamento. A gente se reunia todas as noites e foi difícil porque alguns deles residem na zona rural e teve a questão do deslocamento”, acrescentou o professor.

A competição do Seduckathon começou pra valer nesta quinta-feira (25), quando os dez projetos serão executados, apresentados e aperfeiçoados a partir da análise técnica dos avaliadores.

Na sexta-feira (26), quatro times serão escolhidos para um intercâmbio de um mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, e dois times irão para Seul, na Coréia do Sul. Os intercâmbios são frutos de parcerias realizadas pelo Governo do Estado, a partir das missões internacionais empreendidas aos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Leia mais: 

Seduckathon: equipe cria plataforma para receber denúncias de bullying e assédio em escolas Seduckathon: escolas desenvolvem aplicativo para monitorar rota do transporte escolar Seduckathon: estudantes da rede pública iniciam final de torneio que vai escolher intercambistas para o exterior Seduckathon: equipe desenvolve ferramenta para controlar fila de refeitório Seduckathon: projetos usam tecnologia e IA para facilitar o ensino de alunos com transtornos e deficiência