Operação é deflagrada no combate a organização criminosa que atua em crimes de latrocínio e furtos na região de Picos

 

Foto: Cidadeverde.com/picos

Por Paula Monize

Na manhã desta terça-feira (04) a Polícia Civil do Piauí através da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) deflagrou a Operação Corpo Fechado em Picos e mais quatro cidades da região. Na ação, foram dados cumprimentos a 18 mandados de busca e apreensão, duas pessoas presas preventivamente e quatro prisões em flagrantes.

A Operação Corpo Fechado teve por objetivo desarrolar organização criminosa que atua na região de Picos e praticava crimes de latrocínio, homicídios, roubos e furtos qualificados. Um dos atos ilícitos supostamente praticados pela organização foi o latrocínio ocorrido no município de Vera Mendes, em 29 de abril do corrente ano, em que um membro da associação de moradores foi assassinado após dois homens roubarem a quantia de R$ 23.000 de uma feira realizada no município. O fato ocorreu na comunidade Gameleira e a vítima reagiu ao assalto, sendo assassinada à tiros.

A delegada que coordenou a operação, Robiane Nunes, explicou sobre as investigações que identificaram os suspeitos de serem os autores do crime de latrocínio praticado em Vera Mendes.

"Essa operação é resultado de um crime de latrocínio que ocorreu mo interior do município de Vera Mendes. Após o fato, iniciou-se a investigação para apurar esse latrocínio e durante as investigações colhemos informações de uma possível organização criminosa que atua na região e que comete vários crimes. Com as informações colhidas neste crime de latrocínio, pedimos a prisão de duas pessoas apontadas como executores desse crime. Os presos residem no interior de Isaías Coelho, mas também frequentavam a região de Vera Mendes. Um deles já foi interrogado e outro será após a prisão", disse a delegada.

Delegada Robiane Nunes 

As investigações seguem em andamento e outras operações poderão ser realizadas para levantamento de informações e prisão de agentes que possam atuar na organização criminosa.

"As investigações seguem, mas já sabemos quem operava financeiramente, levantava alvos e fazia a execução dos crimes. Atualmente o que levantamos é que pelos menos seis pessoas atuam", disse a delegada.

A Operação deu cumprimento a mandados de busca e apreensão em Picos, Vera Mendes, Isaías Coelho, Itainópolis e Sussuapara. Cerca de 70 policiais que compõem as forças de segurança estaduais estiveram participando. Além das prisões, foram apreendidos três pistolas, um revólver, duas espingardas de fabricação caseira, motocicleta, munições, aparelhos celulares e quantia em dinheiro.