Balança de madeira é uma das 60 apreendidas pelo Imepi em fiscalização de produtos juninos; operação vai até fim do mês

Fotos: Reprodução TV

 

Por Bárbara Rodrigues

Em apenas três dias, a Operação Festa Junina, do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), já apreendeu produtos juninos irregulares e mais de 60 balanças irregulares, inclusive de madeira.

Iniciada na segunda-feira (3), a operação segue durante todo o mês de junho. Fiscais do Imepi realizam inspeções em supermercados e demais estabelecimentos que comercializam produtos típicos em alta neste período, como canjica, massa de milho, mistura para bolo, coco ralado, creme de leite, doces em geral (cocada, pé de moleque, etc.), milho para pipoca, entre outros. Também estão sendo fiscalizadas balanças e, até o momento, foram encontradas mais de 60 irregulares, inclusive uma de madeira.

“Em três dias de fiscalização, segunda, terça e hoje, foram apreendidas mais de 60 balanças, que são irregulares, algumas com falta de selo do Inmetro, outras por serem importadas e, portanto, não são verificadas. Todas essas balanças foram alvo”, afirmou Patrícia Leal, diretora do Imepi.

Vários alimentos irregulares já foram apreendidos e vão passar por perícia.

“Nós iniciamos nessa semana a operação Festa Junina e ela acontecerá durante todo o mês. Ela ocorre em duas etapas e, nesse primeiro momento, os fiscais vão até os estabelecimentos comerciais, focando nos produtos mais consumidos nesse período. Os fiscais fazem uma pesagem e, se for detectado indício de irregularidade, de erro na pesagem, eles recolhem os produtos e os trazem para o laboratório. Então é marcada perícia, com a presença de um representante da empresa, para verificar se a pesagem indicada na embalagem confere. Se não bater, o fabricante é autuado. O comerciante, se tiver a nota fiscal, isenta-se, mas se não tiver, também responde. As multas variam de 100 mil reais a um milhão e meio”, destacou a diretora.