Etapa II da Expedição ROTHAM revela segredos e histórias

Pesquisadores da UFPI e outras universidades, reunidos com empreendedores sociais da Rede Pense Piauí, autoridades públicas federais, estaduais e municipais, estão lançando, no dia 4 de julho, às 19h, em Piripiri, a Etapa II da Expedição Rota do Homem Americano (ROTHAM).

A jornada segue até o dia 6 de julho e explora a região norte do Piauí, abrangendo as maravilhas naturais do Parque Nacional de Sete Cidades, cachoeiras deslumbrantes e sítios arqueológicos, como o Arco do Covão, encerrando a expedição no topo da Pedra da Maçaranduba, em Cajueiro da Praia.

Neste trecho da ROTHAM, serão visitadas atrações naturais, arqueológicas, históricas e culturais nos municípios de Batalha, Piracuruca, Caxingó e Cocal, finalizando em Cajueiro da Praia.

A expedição busca redescobrir e revelar os caminhos pré-colombianos que interligaram vastas regiões da América e se estendiam da Venezuela até a Paraíba e da bacia do Prata até Cajueiro da Praia, no norte do Piauí.

A redescoberta desses caminhos está contribuindo para a compreensão das rotas percorridas por grupos ancestrais humanos na ocupação do território do continente americano. Prova disso são os sítios arqueológicos e diversos vestígios que eles nos deixaram.

Quer participar desta aventura?

Os exploradores podem fazer sua inscrição agora mesmo, no valor de R$ 250,00, com limite de 50 integrantes, através da conta Banco do Brasil: Agência 3178-X, Poupança: 113524-4.

Serviço: O coordenador geral do evento, professor Rômulo Fontenele, já está disponível para mais informações pelo telefone (86) 99906-5123.

Sobre o ROTHAM: O Projeto Rota do Homem Americano é de suma importância para o desenvolvimento de novos arranjos científicos e produtivos, dando visibilidade internacional e integração ao valoroso patrimônio cultural e natural do Brasil, situado em rotas pré-colombianas.

 

Da Redação