“Prioridade é garantir eleições limpas e tranquilas”, diz Daniel Alves ao tomar posse como juiz do TRE-PI

Ex-procurador-geral da Câmara Municipal de Teresina, Daniel de Sousa Alves tomou posse como juíz titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), na categoria jurista para o biênio 2024-2026. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º) com a presença de líderes dos três poderes. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o jurista disse que a prioridade é aquela elencada pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins: assegurar a tranquilidade das eleições nos 224 municípios do Piauí.

“As prioridades são dar celeridade aos processos, atender as partes, garantir eleições limpas e tranquilas, a soberania popular e a democracia. Já assumir nas eleições municipais será uma missão dura, mas, os desafios a gente tem que enfrentar”, frisou. 

O novo empossado ocupará a vaga deixada pelo jurista Charlles Max Pessoa Marques da Rocha, cujo mandato junto a Corte Eleitoral foi encerrado 2024. 

Em entrevista, Sebastião Ribeiro Martins destacou a renovação no Pleno e reforçou que toda e qualquer decisão do TRE-PI será tomada em colegiado de sete membros. 

“Temos uma corte composta de sete membros, dois juízes, dois desembargadores, dois advogados e um juíz federal. Hoje toma posse o Dr. Daniel Alves, é um advogado jovem e inteligente. Mas, aqui a decisão é colegiada, de sete membros. Toda decisão do tribunal será tomada em colegiado”, disse. 

O governador Rafael Fonteles também marcou presença no evento e fez elogios ao jurista. 

“Parabenizo o Dr. Daniel Alves, esse jovem jurista, que assume, escolhido pelo Tribunal de Justiça, combinado com decisão do presidente Lula, que recebeu a listra tríplice. Com certeza, abrilhanta mais e garantirá o cumprimento da missão do TRE pela sua competência como jurista”, declarou.